Imagens da Pietà
reflexões sobre o atravessamento de discursos e identidades em fotografias contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.833Palavras-chave:
fotografia, discurso, identidade, Pietà, maternidadeResumo
Fotografias são representações que engendram discursos carregados de sentidos, atravessados por intertextualidades, interdiscursividades e intericonicidades. Já faz séculos desde que a Igreja Católica perdeu sua influência hegemônica no planeta; entretanto, em todo mundo ocidental, a iconografia cristã ainda é muito presente e continua contribuindo para a formação da identidade das pessoas. O objetivo desta comunicação é refletir sobre a relação de intericonicidade da Pietà presente em obras de fotógrafos contemporâneos, procurando entender, por meio da análise, a maneira como eles constroem a imagem da mãe de Cristo, quais sentidos esses discursos produzem e como essa imagem pode atravessar as identidades femininas, principalmente no que diz respeito à maternidade.
Downloads
Referências
Charaudeau, P. (2007). Les stéréotypes, c´est bien, les imaginaires, c´est mieux. In: Boyer, H. Stéréotypage, stéréotypes: fonctionnements ordinnaires et mises en scène. Langue(s), discours. vol. 4. Paris, Harmattan, pp. 49-63.
Charaudeau, P. (2006a). Da ideologia aos imaginários sociodiscursivos. In: ____________. Discurso político. São Paulo: Contexto, pp. 187-208.
Charaudeau, P. (2006b). A televisão e o 11 de setembro: alguns efeitos do imaginário. Revista Logos 24 (1), 1º semestre, pp. 11-20. Disponível em: <http://www.logos.uerj.br/PDFS/24/logos24.pdf>. Acessado em 19/07/2013.
Courtine, J. (2011). Déchiffrer le corps: penser avec Foucault. Grenoble: Édition Jérôme Millon.
Foucault, M. (2005). A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola
Giddens, A. (2002). Modernidade e identidade. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar.
Gregolin, M. R. (2008). J.J. Courtine e as metamorfoses da análise do discurso: novos objetos, novos olhares. In: Sargentini, V. & Gregolin, M. R.. Análise do Discurso: heranças, métodos e objetos. São Carlos: Clara Luz, pp. 21-36.
Hall, S. (2001). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A.
Hall, S. (2008). Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 8. ed. Petrópolis: Vozes.
Lachaud, J. (2008). Body Art. In: Andrieu, B.. Böetsch, G. Dictionnaire du corps. Paris: CNRS Editions, pp. 55-56.
Mendes, A. M. (2012). A transgressão do corpo nu na fotografia. Revista da UFMG 1-2, Janeiro-Dezembro, pp. 58-75. DOI : 10.35699/2316-770X.2012.2711
Mendes, E. (2004). Contribuições ao estudo do conceito de ficcionalidade e de suas configurações discursivas. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. 267 p. (Tese, Doutoramento em Estudos Linguísticos).
Oksala, J. (2011).Como ler Foucault. Rio de Janeiro: Zahar.
Paiva, E. F. (2002). História & Imagens. Belo Horizonte: Autêntica.
Sturgis, A. Clayson, H. (2002). Entender la pintura: análisis y expliación de los temas de las obras. Barcelona: Blume.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.