Harold A. Innis. O Viés da Comunicação

Autores

  • Filipa Subtil Escola Superior de Comunicação Social (IPL)

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.525

Resumo

A obra de Harold Adams Innis, que hoje é considerado um expoente clássico do pensamento canadiano sobre comunicação e media, não estava até há bem pouco tempo acessível na língua portuguesa. Graças aos esforços da editora brasileira Vozes, contamos finalmente com a tradução de um dos principais livros do autor. A coleção Clássicos da Comunicação Social acaba de acolher no seu catálogo O Viés da Comunicação, uma tradução portuguesa de The Bias of Communication, o primeiro livro de Innis que versa o tópico da comunicação, publicado pela primeira vez em 1951. O livro conta com uma apresentação de António Hohlfeldt, coordenador da coleção, um prefácio de Luiz C. Martino, também responsável pela tradução e pelas notas, e dois outros prefácios de académicos canadianos que, ao longo das últimas décadas, se têm dedicado a divulgar os estudos de Innis sobre a comunicação e os media. Alexander J. Watson, autor da segunda biografia intelectual1 de Innis (Watson, 2006), assina o primeiro prefácio (pp. 27-44), escrito para a reedição inglesa de 2008, e Paul Heyer e David Crowley subscrevem o segundo, publicado originalmente como introdução para a edição de 1995 (pp. 45-65). O Viés da Comunicação é composto por oito capítulos e dois apêndices2, textos que na sua génese foram discursos que Innis proferiu em diversas ocasiões entre 1945 e 1950. O volume está organizado a partir de duas temáticas principais: uma abordagem comunicacional da história e uma reflexão crítica sobre a situação da cultura e da tecnologia na primeira metade do século XX.

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Referências

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Harold A. Innis. O Viés da Comunicação. (2021). Comunicação Pública, 8(13). https://doi.org/10.4000/cp.525