Harold A. Innis. O Viés da Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.525Abstract
A obra de Harold Adams Innis, que hoje é considerado um expoente clássico do pensamento canadiano sobre comunicação e media, não estava até há bem pouco tempo acessível na língua portuguesa. Graças aos esforços da editora brasileira Vozes, contamos finalmente com a tradução de um dos principais livros do autor. A coleção Clássicos da Comunicação Social acaba de acolher no seu catálogo O Viés da Comunicação, uma tradução portuguesa de The Bias of Communication, o primeiro livro de Innis que versa o tópico da comunicação, publicado pela primeira vez em 1951. O livro conta com uma apresentação de António Hohlfeldt, coordenador da coleção, um prefácio de Luiz C. Martino, também responsável pela tradução e pelas notas, e dois outros prefácios de académicos canadianos que, ao longo das últimas décadas, se têm dedicado a divulgar os estudos de Innis sobre a comunicação e os media. Alexander J. Watson, autor da segunda biografia intelectual1 de Innis (Watson, 2006), assina o primeiro prefácio (pp. 27-44), escrito para a reedição inglesa de 2008, e Paul Heyer e David Crowley subscrevem o segundo, publicado originalmente como introdução para a edição de 1995 (pp. 45-65). O Viés da Comunicação é composto por oito capítulos e dois apêndices2, textos que na sua génese foram discursos que Innis proferiu em diversas ocasiões entre 1945 e 1950. O volume está organizado a partir de duas temáticas principais: uma abordagem comunicacional da história e uma reflexão crítica sobre a situação da cultura e da tecnologia na primeira metade do século XX.
Downloads
References
Babe, R. E. (2000) Canadian Communication Thought. Ten Foundational Writers, Toronto, Buffalo e Londres, University of Toronto Press.
DOI : 10.3138/9781442672154
Buxton, W. (2003) Harold A. Innis’s ‘History of Communications Manuscript’. In: P. Heyer, Harold Innis, Lanham, Boulder, Nova Iorque, Toronto e Oxford, Rowman & Littlefield Publishers, inc., pp. 103-111. DOI : 10.7202/1005760ar
Creigton, D. (1978 [1957]) Harold Adams Innis. Portrait of a Scholar, Toronto, Buffalo e Londres, University of Toronto Press,
Heyer, P. (2003) Harold Innis, Lanham, Boulder, Nova Iorque, Toronto e Oxford, Rowman & Littlefield Publishers, inc.
Heyer, P.; Crowley, D.(2011 [1999]) Prefácio. In: H. A. Innis, O Viés da Comunicação, S. Paulo, Editora Vozes, pp. 45-65.
Innis, H. (1952) Changing Concepts of Time, Toronto, University of Toronto Press.
Innis, H. (1999 [1951]) The Bias of Communication, Toronto, University of Toronto Press. DOI : 10.2307/138041
Innis, H. (1972 [1950]) Empire and Communications, Toronto e Buffalo, University of Toronto Press.
Riesman, D. (1968 [1952]) As tradições oral e escrita. In: M. McLuhan e E. Carpenter. Revolução na Comunicação. Rio de Janeiro, Zahar Editores: 136-144.
Subtil, F. (2003) «Uma teoria da globalização avant la lettre. Tecnologias da comunicação, espaço e tempo em Harold A. Innis». In: H. Martins e J. L. Garcia (org.). Dilemas da Civilização Tecnológica. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, pp. 287-311.
Watson, A. J. (2006) Marginal Man: The Dark Vision of Harold Innis, Toronto, University of Toronto Press. DOI : 10.3138/9781442684546
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Comunicação Pública
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.