Publicidade e identidade

que relação?

Autores

  • Cristina Santos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.567

Palavras-chave:

publicidade, consumo, identidade, simbolismo

Resumo

Existe uma ligação entre a identidade e a posse material, sendo determinante no consumo pós-moderno, no qual os objetos surgem plenos de valor identitário. As práticas consumistas são encaradas como um ato expressivo, contribuindo para a formação da identidade dos indivíduos, atualmente imersos numa sociedade de consumo.

Sendo o discurso publicitário maioritariamente simbólico, ao apresentar os bens como ícones, carregados de significados intangíveis, procurámos inferir qual a relação existente entre a edificação de uma identidade e a publicidade. Ora, a revisão bibliográfica efetuada permitiu concluir o importante papel exercido pela linguagem publicitária na contemporânea construção identitária.

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Biografia do Autor

  • Cristina Santos, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

    Existe uma ligação entre a identidade e a posse material, sendo determinante no consumo pós-moderno, no qual os objetos surgem plenos de valor identitário. As práticas consumistas são encaradas como um ato expressivo, contribuindo para a formação da identidade dos indivíduos, atualmente imersos numa sociedade de consumo.

    Sendo o discurso publicitário maioritariamente simbólico, ao apresentar os bens como ícones, carregados de significados intangíveis, procurámos inferir qual a relação existente entre a edificação de uma identidade e a publicidade. Ora, a revisão bibliográfica efetuada permitiu concluir o importante papel exercido pela linguagem publicitária na contemporânea construção identitária.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Publicidade e identidade: que relação?. (2021). Comunicação Pública, 8(14). https://doi.org/10.4000/cp.567