A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal

Autores

  • Sónia Pedro Sebastião Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, CAPP/FCT, Universidade de Lisboa
  • Marta Saramago Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa
  • Sara Range Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.1308

Palavras-chave:

relações públicas, relações com os media, jornalistas, credibilidade, honestidade, inquérito

Resumo

Este artigo analisa o perfil do profissional de relações com os media, a sua relação com os jornalistas e a importância dos atributos da credibilidade e da honestidade nessa relação do ponto de vista do assessor mediático. Recorreu-se a um inquérito por questionário aplicado em outubro de 2015, via eletrónica, e recolheram-se 121 respostas válidas junto de profissionais que exercem relações com os media.
Apesar de a revisão de literatura revelar uma relação tensa e, por vezes, pouco ética entre os profissionais de comunicação, os resultados deste estudo mostram que os assessores mediáticos valorizam positivamente a sua relação com os jornalistas e que consideram que esta relação tem evoluído nesse sentido nos últimos anos, tendo tendência a manter-se positiva. Adicionalmente, estes profissionais percebem a importância dos atributos credibilidade e honestidade, apontando-os como fundamentais para a publicação das notícias que enviam aos jornalistas.

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Biografia do Autor

  • Sónia Pedro Sebastião, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, CAPP/FCT, Universidade de Lisboa

    Pólo Universitário da Ajuda
    Rua Almerindo Lessa
    1300-663 Lisboa

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

A relação com os jornalistas e a importância da credibilidade e da honestidade na assessoria mediática em Portugal. (2016). Comunicação Pública, 11(21). https://doi.org/10.4000/cp.1308