O jornalismo político d’O Século e do Diário de Notícias

Autores

  • Júlia Leitão de Barros Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.928

Palavras-chave:

jornalismo político, práticas, convenções, Diário de Notícias, O Século

Resumo

A historiografia política que se debruça sobre o fim do regime monárquico refere, frequentemente, as ligações dos políticos e dos partidos aos jornais. No entanto, o jornalismo é assunto lateral e excêntrico na história política.
O presente estudo aborda o tratamento e a organização da notícia política n’O Século e no Diário de Notícias, com base numa análise comparativa destes jornais de informação com sete jornais políticos diários, de Lisboa, nas suas edições de dia 1 de Abril de 1906 (três jornais republicanos – O Mundo, Vanguarda e A Lucta – e quatro monárquicos – Popular, A Opinião, Novidades e Diário Illustrado). Trata-se de uma pesquisa de carácter exploratório, que se enquadra no género da micro-história, com ela partilhando o método de descrição exaustiva de um pequeno núcleo de fontes, e que pretende contribuir para a compreensão de duas questões mais amplas: que lógica informativa estava subjacente às diferentes práticas de jornalismo político? Qual o lugar ocupado pela informação nos jornais de opinião?
Avançaremos com a seguinte leitura: as diferentes práticas informativas colocavam os jornais político-partidários no centro do debate político, tornando-os incontornáveis para quem pretendesse participar nele.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barros, J. (2014). O Jornalismo político Republicano Radical. O Mundo (1900-1907). Tese de Doutoramento em História, Faculdade Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Baptista, C. (2012). Apogeu, morte e ressurreição da política nos jornais portugueses – do século XIX ao marcelismo. Lisboa, Escrit’orio.

Catroga, F. (2000). O republicanismo em Portugal, da formação ao 5 de Outubro de 1910. Lisboa, Editorial Notícias, 2.ª edição.

Galego, F. A. M., Platero, A. L., Ortiz, E. B. (1996). Historia de la comunicación social, voces registros y conciencias. Madrid, Editorial Sintesis.

McLuhan, M. (2006 [1964]). Os meios de comunicação, como extensões do homem. São Paulo, Cultrix.

McQuail, D. (2003). Teoria da comunicação de massas. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Mesquita, M. (2004). Teorias e práticas do jornalismo: do telégrafo ao hipertexto. Ponta Delgada, Universidade dos Açores.

Ramos, R. (2004). A Segunda Fundação (1890-1926). In: dir. Mattoso, J., História de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, vol. VI.

Schudson, M. (1999). A Política da forma narrativa: a emergência das convenções noticiosas na imprensa e na televisão. In: Traquina, N. Jornalismo: Questões, teorias e ‘estórias’. Col. Comunicação & Linguagens, Lisboa, Veja: 1999

Schudson, M. (1995). The Power of News. Cambridge, Massachusetts, London, Harvard University Press.

Tengarrinha, J. (1971). História da Imprensa Periódica Portuguesa. Lisboa, Portugália editora.

Valente, V. P. (1999). O Poder e o Povo. Lisboa, Círculo de Leitores, 3.ª edição revista e corrigida.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

O jornalismo político d’O Século e do Diário de Notícias. (2021). Comunicação Pública, 10(17). https://doi.org/10.4000/cp.928