O novo público da esfera pública e a reconceptualização do consenso como topos da comunicação pública

Autores

  • João Pissarra Esteves Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa
  • Regina Célia Escudero Departamento de Comunicação – Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.915

Palavras-chave:

público, esfera pública, sociedade civil, comunicação pública, consenso

Resumo

Para discutir o papel da comunicação pública como elemento de articulação dos públicos na esfera pública, recorre-se aqui à teoria filosófica da ética da discussão, constituída na base dos conteúdos morais gerados espontaneamente a partir da experiência comum de um mundo da vida, a nível das relações sociais quotidianas. O público assim entendido é o sujeito colectivo com capacidade de mobilização desta esfera pública, numa perspectiva inclusiva, democrática e aberta à participação de todos nos processos de comunicação. A construção de entendimentos comuns é o seu desiderato, de que o consenso é paradigma – pelas garantias de solidez (em termos racionais) que oferece. Importa, porém, não confundir consenso com mero assentimento – perante um qualquer sentido que se apresente como indiscutível ou irreversível. O propósito do presente artigo é esclarecer as condições desta dinâmica comunicacional: será ela ainda possível num mundo cada vez mais complexo e pluralista como o nosso, haverá aqui ainda lugar para uma sociedade civil verdadeiramente autónoma, activa e vibrante?

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

O novo público da esfera pública e a reconceptualização do consenso como topos da comunicação pública. (2021). Comunicação Pública, 10(17). https://doi.org/10.4000/cp.915