A reconquista do invisível pelas imagens: uma história que não se repete
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.1368Palavras-chave:
(in)visibilidade, distanciamento e imersão, virtualidade, plano pixelizado e multidimensionalResumo
A partir das muitas visualidades da mediasfera, esboçam-se neste ensaio alguns traços da contemporaneidade. Esse esboço configura uma imagem que corresponde à representação que vamos tendo do mundo atual, deste imenso mundo do qual apenas conhecemos uma parte, ainda que pretensamente alargada, mesmo global: do modo como se expressa, se materializa, como desponta e flui, como se constrói e destrói, como se densifica. Essa será uma imagem da qual não devemos esperar mais que aquilo que nos pode oferecer, uma imagem difícil de designar e de fixar num ecrã. Mas é esta a natureza mesma das imagens em que estamos mergulhados: dispersas, mutantes e passageiras, sempre desfocadas. Ainda assim, imagens.
Downloads
Referências
Barthes, R. (1980). La Chambre Claire: Note sur la Photographie. Paris: Seuil.
Baudrillard, J. (1987). Au delà du vrai et du faux, ou le malin génie de l’image. Cahiers Internationaux de Sociologie. Nouvelle série, 34: 139-145.
Benjamin, W. (1971 [1934]). L’oeuvre d’art à l’ère de la reproductibilité technique. In:
L’Homme, le langage et la culture. Paris: Denöel/Gonthier.
Bourdieu, P. (1965). Une Art Moyen. Essais sur les Usages Sociaux de la Photographie. Paris: Minuit.
Bourdieu, P. (2008). Un Arte Medio. Barcelona: Gustavo Gili.
Calado, Isabel (2008). A Crise das Imagens. Estudos do Século XX. 8. Cultura: Imagens e Representações. Coimbra: Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. 73-86.
Daney, S. (1983). La Rampe. Cahier Critique 1970-1982. Paris: Gallimard.
Dayan, D.; Katz, E. (2003). Televisão e Públicos no Funeral de Diana. Coimbra: MinervaCoimbra [Cadernos Minerva Comunicação]
Debord, G. (1967). La Societé du Spectacle. Paris: Buchet/Chastel.
Debray, R. (1991). Vie et Mort de l'Image. Une Histoire du Regard en Occident. Paris: Gallimard.
Giudicelli, J. (1994). L'image ménacée par le visuel? Esprit. 199, Fév.: 52-56.
McLuhan, M. (1964) – Understanding Media. New York: McGraw-Hill.
Sfez, L. (2010). La Communication. Paris: PUF.
Sicard, M. (1998) - La Fabrique du Regard. Paris: Odile Jacob.
Sontag, S. (1977). On Photography. London: Penguin Books. DOI : 10.1080/10948007809488930 good / bad
Soulez, G. (2004). L’image en expansion. Plaisir de la retransmission sportive et enjeux esthétiques. Médiamorphoses, 11: 41-46.
Tisseron, S. (1996). Psychanalyse de l'Image, des Premiers Traits au Virtuel. Paris: Dunod.
Zimmer, C. (1994). Le regard sans object. Esprit. 1994: 67-86.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.