Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo

Autores

  • Teresa Matos Pereira Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa/CIEBA/FBA-UL/CIED-ESELx

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.1966

Palavras-chave:

Propaganda colonial, fotografia, “colonialismo visual”

Resumo

As ligações entre o discurso da propaganda colonial e o discurso fotográfico contribuíram para criar, nos primeiros anos do Estado Novo, uma imagem dos territórios africanos sob domínio colonial (incluindo a terra, os seus habitantes e respetivas culturas) que permaneceu muito após o final do regime e do processo de descolonização. Neste texto são delineados os princípios em que assenta este feixe de ligações, a partir de duas publicações que têm Henrique Galvão como figura central: a revista Portugal Colonial e o álbum Outras Terras, Outras Gentes.

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Publicado

2021-10-11

Edição

Secção

Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português

Como Citar

Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo. (2021). Comunicação Pública, 12(23), 2017-12. https://doi.org/10.4000/cp.1966