Imagem em movimento

o documentarismo no Estado Novo e a representação do povo (1933-1950)

Autores

  • Heloisa Paulo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.1714

Palavras-chave:

salazarismo, propaganda, documentarismo, cultura popular, cinema

Resumo

Nos primeiros anos do Estado Novo, o documentarismo aparece como a grande aposta do regime na propaganda. As imagens veiculadas representam os valores do salazarismo, nomeadamente a sua visão de povo e da cultura popular. Este artigo pretende oferecer uma visão do documentarismo de propaganda entre 1933 e 1950. As imagens do povo e da cultura popular são alvos privilegiados da análise. Para tal, a desconstrução do discurso fílmico ganha um enfoque especial através de uma abordagem de caso: o documentário A aldeia mais portuguesa de Portugal.

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Publicado

2021-10-11

Edição

Secção

Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português

Como Citar

Imagem em movimento: o documentarismo no Estado Novo e a representação do povo (1933-1950). (2021). Comunicação Pública, 12(23). https://doi.org/10.4000/cp.1714