Sobre a Revista

Política Editorial

revista Comunicação Pública é uma revista académica de acesso aberto, que obedece ao sistema de revisão cega de pares. Aceita trabalhos que ofereçam um contributo à discussão científica sobre as várias perspetivas da comunicação humana. É dirigida tanto a académicos como a profissionais, nacionais e estrangeiros.

revista Comunicação Pública aceita em permanência propostas de trabalhos originais e inéditos, relevantes para a área da comunicação. Duas vezes por ano, divulga ainda chamadas de trabalhos no âmbito de Dossiês Temáticos. Os trabalhos podem ser propostos em português, inglês ou espanhol. 

Procedimento Editorial

Os trabalhos devem ser obrigatoriamente submetidos eletronicamente após a realização de registo no website (https://journals.ipl.pt/cpublica/user/register).

Após a submissão, os trabalhos serão objeto de uma análise preliminar pela comissão editorial quanto à sua adequação aos objetivos e âmbito da revista, à estrutura e ao conteúdo, bem como ao cumprimento integral das normas editoriais. Os artigos conformes serão enviados para avaliação por revisores em regime de duplo anonimato (double-blind review).

A revista segue o sistema de revisão cega, com pelo menos dois revisores da área dos trabalhos, indicados por membros da comissão editorial ou pelos coordenadores de dossiê temático (no caso de o artigo o integrar). A revisão dos trabalhos é baseada na avaliação dos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância
  • Rigor conceptual
  • Rigor metodológico
  • Definição dos objetivos
  • Clareza da expressão e correção gramatical
  • Contribuição do artigo para o avanço do conhecimento sobre o tema
  • Interesse do artigo para os leitores da revista

A decisão final de publicação é dos editores ou dos coordenadores de dossiê temático, embora baseando-se no parecer favorável dos dois revisores externos. Os revisores podem indicar que o artigo:

  • É publicável sem alterações
  • É publicável após corrigidas falhas menores detetadas.
  • É publicável após corrigidas falhas relevantes detetadas
  • Necessita de uma reformulação profunda e deverá ser submetido a nova revisão científica
  • Não é publicável

Os autores dos manuscritos submetidos são informados da decisão editorial e notificados quanto ao resultado do processo de revisão. No caso de o artigo entrar no circuito editorial, devem seguir as sugestões propostas pelos revisores e, posteriormente, do revisor linguístico, até o artigo ser editado e estar pronto para publicação. O circuito editorial pode demorar até 1 ano. Podem ser pedidos aos autores quaisquer dados em falta do ponto de vista formal, a qualquer momento do circuito editorial. Os autores são informados aquando da publicação do trabalho.

Política de Acesso Livre

A revista Comunicação Pública oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente informação e dados científicos aos leitores proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Taxas para submissão e publicação de textos

A coordenação editorial da revista valoriza uma política de acesso livre, deste modo a revista Comunicação Pública não cobra taxas pelos artigos submetidos ou publicados, nem pela sua revisão, distribuição ou download.

Política de Preservação Digital

A revista Comunicação Pública encontra-se digitalmente preservada através do sistema LOCKSS, um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes que permite a criação de arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

Política de Partilha de Dados

A revista Comunicação Pública incentiva os autores a disponibilizarem os dados e os resultados apresentados nos artigos. Recomenda-se o depósito num repositório de dados com um plano de preservação dos ficheiros a longo prazo e registo de identificadores persistentes, como por exemplo, o Zenodo. Os autores devem seguir as boas práticas de citação e ter atenção ao Código de Ética no que diz respeito aos deveres dos autores.