Os idosos e as memórias gustativas em tempos de pandemia

Filipa Gomes e o discurso de saúde do óleo Fula

Autores

  • Cynthia Luderer Universidade do Minho, ICS, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade CECS
  • Lucas Teixeira Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.11744

Palavras-chave:

memória, consumo alimentar, comunicação publicitária, envelhecimento, saúde perfeita

Resumo

Este trabalho tem o propósito de analisar os discursos aplicados pela campanha publicitária de um óleo português, Cozinhar é um ato de amor. Conversar também., difundida no Natal de 2020, um dos momentos de agravamento da pandemia causada pela COVID-19 e das impostas limitações de encontro entre as pessoas. Focado no papel que ocupam a memória e o idoso na sociedade contemporânea, o princípio da memória coletiva contribuiu para buscar as respostas para a pergunta: como a publicidade constitui vínculos entre os consumidores e os produtos alimentares que escapam aos discursos da saúde perfeita? Amparado pela semiótica da cultura e pelos discursos ligados aos programas biopolíticos que agem na esfera comunicacional, este estudo conferiu que os discursos mnêmicos se tornam estratégicos para convocar ao consumo de alimentos enquadrados como nocivos pelos ditames da saúde.

 

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Biografias do Autor

  • Cynthia Luderer, Universidade do Minho, ICS, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade CECS

    Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), do ICS da Universidade do Minho. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Brasil, com estágio em Antropologia da Alimentação na Universitat Rovira i Virgilli, Espanha. Vinculada a diferentes grupos de investigação do Brasil e de Portugal, dedica-se ao tema do consumo alimentar, tangenciando-o às questões da memória e da sustentabilidade, entre outras. ORCID: 0000-0001-5149-669X.

    Universidade do Minho, ICS, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – CECS,
    Campus de Gualtar,
    4710-057 Braga

  • Lucas Teixeira, Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM-ESPM) e mestre pela mesma instituição. Bolsista CAPES-PROSUP. Integrante do grupo de pesquisa em Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo – BIOCON (ESPM/CNPq). Suas pesquisas no campo da comunicação estão centradas nas controvérsias midiático-discursivas do consumo alimentar (comida natural x comida processada). ORCID: 0000-0002-3890-0747.

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Publicado

2021-07-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens

Como Citar

Os idosos e as memórias gustativas em tempos de pandemia: Filipa Gomes e o discurso de saúde do óleo Fula. (2021). Comunicação Pública, 16(30). https://doi.org/10.4000/cp.11744