Consumo, ambiente e publicidade

uma reflexão sustentada na complexidade do tempo

Autores

  • Francisco Manuel Morais Mesquita Universidade Fernando Pessoa
  • Madeleine Müller Utz Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.12725

Palavras-chave:

consumo, ambiente, complexidade, publicidade

Resumo

Consumir é não só uma necessidade para a nossa própria sobrevivência, mas também uma forma de comunicação, em que bens e serviços expressam o tempo. O consumo excessivo e a obsolescência programada dos produtos criaram uma cultura do desperdício, com resultados devastadores, capazes de pôr em causa a sobrevivência da espécie humana. A esta situação catastrófica, acrescentem-se ainda as desigualdades sociais, que proliferam um pouco por todo o planeta.
Torna-se imperativo dar respostas válidas que mitiguem estes graves problemas e encontrar soluções que os resolvam. É necessário analisar o que está a acontecer de forma complexa, não linear, enquadrando posturas integradoras, equilibradas, pluralistas, criativas e, por vezes, paradoxais, que possam refletir a complexidade dos problemas.
Por conseguinte, pretende-se refletir sobre estes problemas, fazendo também uma abordagem à sua complexidade, no sentido de evidenciar que pensar de forma a identificar uma possível resolução dos problemas exige enquadrar o pensamento complexo como pressuposto essencial. Este amplo objetivo leva-nos ao objetivo seguinte, que enquadra o indivíduo enquanto entidade construtora, bem como as organizações enquanto estruturas socioeconómicas fundamentais na procura do equilíbrio necessário e urgente.
Em termos de metodologia, este ensaio reflexivo envolveu uma atitude exploratória, convocando algum do pensamento que consideramos mais profícuo, mas no qual também ressai uma postura marcadamente autoral.

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Biografias do Autor

  • Francisco Manuel Morais Mesquita, Universidade Fernando Pessoa

    Pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Arte, da Universidade de São Paulo, Brasil; doutorado e mestre pela Universidade do Minho; licenciado pela Universidade Fernando Pessoa. É docente universitário nas áreas da Publicidade, Design, Criatividade e Inovação e coordenador da Pós-Graduação em Marketing, Publicidade e Design para PME, na UFP. Tem vários livros e artigos publicados. É designer gráfico, é o responsável pela editora Adverte e desenvolve trabalho artístico com pigmentos “inteligentes” que mudam de cor.

    Universidade Fernando Pessoa
    Praça 9 de Abril, 349
    4249-004 Porto

  • Madeleine Müller Utz, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, especialista em Moda, Consumo e Comunicação, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora na Graduação em Design de Moda da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-POA). Atua como produtora de moda e stylist para diversas marcas e publicações. É colunista em alguns periódicos e voluntária do movimento Fashion Revolution. Acredita na moda como agente de transformação social, na qual todos podem vestir uma causa.

    Escola Superior de Propaganda e Marketing
    Rua Guilherme Schell, 350
    Santo Antônio,
    Porto Alegre 
    90640-040 Brasil

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Publicado

2021-07-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens

Como Citar

Consumo, ambiente e publicidade: uma reflexão sustentada na complexidade do tempo. (2021). Comunicação Pública, 16(30). https://doi.org/10.4000/cp.12725