O “crime satânico de Ílhavo”

música e religião na cobertura mediática de dois homicídios

Autores

  • Daniel Morgado Sampaio Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7371

Palavras-chave:

jornalismo, julgamento mediático, satanismo

Resumo

Elaboramos neste texto um estudo de caso sobre a cobertura feita pelos órgãos de comunicação social portugueses de um duplo homicídio cometido em 1999. O autor do crime (“Tójó”) era filho das vítimas e membro de uma banda musical de death metal, um género por vezes associado ao satanismo. Esta relação seria aproveitada por vários meios de comunicação social durante quase duas décadas. Após um levantamento exaustivo de notícias, procedemos a uma análise de conteúdo seguida de uma análise do discurso, salientando as implicações éticas e sociais das práticas jornalísticas observadas.

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Biografia do Autor

  • Daniel Morgado Sampaio, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho

    Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, é bolseiro de doutoramento da FCT (ref.ª SFRH/BD/132102/2017), estando a desenvolver nesse âmbito uma tese focada na Comunicação Organizacional na indústria musical portuguesa. Recorrendo ao prisma das Ciências da Comunicação para estudar a vertente social da arte, tem particular interesse pelas relações de poder nas suas variadas dimensões e no modo como estas se articulam com comunidades e formas de expressão artística marginalizadas.

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

O “crime satânico de Ílhavo”: música e religião na cobertura mediática de dois homicídios. (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7371