Empreendimentos Gastronômicos e a utilização de sistemas de gestão de tecnologias de informação e comunicação (TIC)

Autores

  • Mateus Rocha dos Santos UFPI - Universidade Federal do Piauí
  • André Riani Costa Perinotto UFPI - Universidade Federal do Piauí
  • Vinicius Boneli Vieira UFPI - Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7596

Palavras-chave:

TIC, atendimento, fluxo turístico, marketing

Resumo

Este trabalho incide sobre a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramentas de suporte para o atendimento de consumidores em empreendimentos gastronômicos da Avenida São Sebastião, na cidade de Parnaíba, Piauí, Brasil, que faz parte de uma importante área turística da cidade. Assim, procurou-se compreender quais os estabelecimentos que usufruem de tecnologias que auxiliam no atendimento e como essas tecnologias influenciam o comportamento do consumidor turístico. A metodologia adotada baseou-se na aplicação de um inquérito aos proprietários ou gestores dos restaurantes sinalizados, através do qual se procurou identificar a comunicação omnicanal praticada e contribuir para as que possam vir a ser utilizadas em futuras estratégias de marketing.

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Biografias do Autor

  • Mateus Rocha dos Santos, UFPI - Universidade Federal do Piauí

    Bolsista do Programa Institucional de Bolsa em Iniciação Científica. Graduando em Bacharelado em Turismo, pela Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Veloso, Parnaíba, Piauí.

    UFPI - Universidade Federal do Piauí (Campus Parnaíba/PI)
    Avenida São Sebastião, 2819,
    CEP: 64202-020, Reis Velloso, Parnaíba - Piauí,
    Brasil

  • André Riani Costa Perinotto, UFPI - Universidade Federal do Piauí

    Doutor em Ciências da Comunicação – UNISINOS/RS. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro/SP; Especialista em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo SENAC/SP; e Graduado em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí – UFPI, do campus Parnaíba; Professor Permanente do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da UECE (Universidade Estadual do Ceará).

    UFPI - Universidade Federal do Piauí (Campus Parnaíba/PI)
    Avenida São Sebastião, 2819,
    CEP: 64202-020, Reis Velloso, Parnaíba - Piauí,
    Brasil

  • Vinicius Boneli Vieira, UFPI - Universidade Federal do Piauí

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; e Graduado em Turismo pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC. Professor Assistente do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí – UFPI, do campus Parnaíba. Pesquisador membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Turismo – EITUR e Coordenador do Observatório de Turismo do Piauí – OTPi.

    UFPI - Universidade Federal do Piauí (Campus Parnaíba/PI)
    Avenida São Sebastião, 2819,
    CEP: 64202-020, Reis Velloso, Parnaíba - Piauí,
    Brasil

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Publicado

2021-09-16

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: A comunicação omnicanal em turismo

Como Citar

Empreendimentos Gastronômicos e a utilização de sistemas de gestão de tecnologias de informação e comunicação (TIC). (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7596