Destination Branding do Destino Porto

um estudo de caso

Autores

  • Carla Sofia Ferreira Pinto Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa
  • Filipa Fernandes Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7623

Palavras-chave:

comunicação integrada de marketing, turismo, Porto, comunicação omnicanal

Resumo

O presente artigo examina de que forma é realizada a comunicação e a promoção turística do destino Porto (Portugal), recorrendo ao destination branding, isto é, a criação e a gestão da marca de uma cidade, de modo a torná-la apelativa para os turistas. Foram analisados os esforços comunicacionais dos intervenientes encarregados da comunicação e da promoção turística do destino em estudo de modo a perceber quais as mensagens, o seu conteúdo e por que meios são transmitidas. Conclui-se que a promoção do destino é efetuada por três instituições que em conjunto promovem o Porto através de mensagens que transmitem uma imagem favorável da cidade, orientando o conteúdo e os meios de comunicação para cada segmento do público-alvo.

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Biografias do Autor

  • Carla Sofia Ferreira Pinto, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

    Licenciada em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

  • Filipa Fernandes, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

    Doutora em Turismo pela Universidade de Évora e membro afiliado do Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Docente e investigadora. É Professora Auxiliar no ISCSP – Universidade de Lisboa e Visiting Academic no Multidimensional Tourism Institute, University of Lapland. Tem obra publicada sobre património, turismo, antropologia do turismo, imaginários turísticos, turistificação e tendências de marketing e turismo. Prémios recebidos: em 2019, Prémios de Mérito Científico e de Investigação Avançada CGD-ISCSP em Estudos Africanos pelo artigo A promoção turística de Cabo Verde no mercado português (com Raquel Barbosa Ribeiro).

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Publicado

2021-09-16

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: A comunicação omnicanal em turismo

Como Citar

Destination Branding do Destino Porto: um estudo de caso. (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7623