Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto

a programação do Porto Canal, um estudo de caso

Autores

  • Rita Cerqueira Faculdade de Letras, Universidade do Porto
  • Helena Lima Departamento Ciências da Comunicação e Informação, Faculdade de Letras, Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.5177

Palavras-chave:

jornalismo especializado, jornalismo desportivo, jornalismo televisivo, promoção de marca, Universo Porto – Jornal

Resumo

O desporto faz parte de múltiplas dimensões da sociedade, o que o leva a atravessar fronteiras e a ultrapassar divergências, alcançando amplas camadas sociais. O jornalismo desportivo é uma das especialidades que mais audiência junta, porém coexiste com outras realidades, como é o caso da promoção de marca. Os canais desportivos emergiram como parte desta tendência implementada pelos grandes clubes, que acabam por assumir o papel de transmissores de conteúdos entendidos como estratégicos na sua comunicação. O presente estudo de caso debate os aspetos de apropriação dos formatos do jornalismo desportivo na promoção de marca do FC Porto no Universo Porto – Jornal. A metodologia usada permite a categorização e a análise dos conteúdos transmitidos pelo programa do Porto Canal. Procura ainda estabelecer uma relação entre os conteúdos da amostra e as características do jornalismo especializado, aferindo como os formatos identificados fazem parte das estratégias de promoção de marca.

 

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Publicado

2021-09-21

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Desinformação, Jornalismo e Modelos de Negócio

Como Citar

Formatos jornalísticos ou promoção da marca FC Porto: a programação do Porto Canal, um estudo de caso . (2021). Comunicação Pública, 14(27). https://doi.org/10.4000/cp.5177