News and its audiences in the era of the new media

perceptions and dynamics on online consumption

Authors

  • Patrícia Silveira IADE- Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia
  • Inês Amaral Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7618

Abstract

As problemáticas inerentes às dinâmicas de produção, distribuição e consumo de informação de teor noticioso têm sido alvo, nos últimos anos, de inúmeros estudos académicos. Salienta-se, porém, a especial relevância, no presente, de haver uma maior produção científica em matérias que se dediquem a compreender e a analisar os novos panoramas mediáticos e informativos que se desenham em contexto digital e que subsistem com o analógico, com implicações evidentes quer para os habituais modos de funcionamento das empresas mediáticas e jornalísticas, quer para as práticas de acesso à informação, os usos e as perceções do conceito de “notícia”. É neste contexto que sobressai a proposta para este dossiê temático.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Patrícia Silveira, IADE- Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia

    Professora Auxiliar na IADE - Universidade Europeia e Professora Adjunta Convidada na ESCS - Instituto Politécnico de Lisboa, concluiu o Doutoramento Europeu em Ciências da Comunicação (2016), pela Universidade do Minho, com Aprovação por Unanimidade com Menção de Muito Bom. A par da atividade docente, é Investigadora Integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho.

    IADE- Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia
    Campus de Santos, Avenida Dom Carlos I, nº4,
    1200-649 Lisboa,
    Portugal

  • Inês Amaral, Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

    Professora Associada do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, em 2012 (financiamento pela Fundação para a Ciências a Tecnologia). É investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

    Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação
    Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
    Largo da Porta Férrea
    3000-370 Coimbra

     

References

Amaral, I. (2016). Redes sociais na internet: Sociabilidades emergentes. Covilhã: LabCom-IFP.

Amaral, I., Reis, B., Lopes, P., & Quintas, C. (2017). Práticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitais. Estudos em Comunicação, 24, 107-131.

Corsaro, W. (1997). The sociology of childhood. Thousand Oaks: Pine Forge Press. DOI : 10.4135/9781483399027

Lacave, T. (2011). El lugar de la familia en el processo de recepción televisiva infantil. In P. Martínez (Ed.), Los niños y el negocio de la televisión: Programación, consumo y lenguage (pp. 31-65). Zamora: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones.

Lazo, C. (2005). Agentes mediadores y responsables del consumo infantil de televisión: Familia, escuela y medios de comunicación. Revista Comunicación y Hombre, 1, 19-34. DOI : 10.32466/eufv-cyh.2005.1.72.19-34

Mascheroni, G., & Cuman, A. (2014). Net children go mobile: Final report. Milano: Educatt. Deliverables D6.4 & D5.2.

Silveira, P. (2019). The news and its impact on Portuguese children’s perspectives. Journal of Children and Media, 13(1), 89-105. DOI : 10.1080/17482798.2018.1548366

Silveira, P. (2020). Fake news consumption through social media platforms and the need for media literacy skills: A real challenge for Z generation. 14th Annual International Technology, Education and Development Conference. Valencia, Espanha.

Silveira, A. P. S., & Amaral, I. (2018). Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais. Estudos em Comunicação, 1(26), 261-280.

Simões, J. A., Ponte, C., Ferreira, E., Doretto, J., & Azevedo, C. (2014). Crianças e meios digitais móveis em Portugal: Resultados nacionais do projeto net children go mobile. Lisboa: Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa.

Published

2021-09-16

Issue

Section

SPECIAL ISSUE: News and audiences in the age of new media

How to Cite

News and its audiences in the era of the new media: perceptions and dynamics on online consumption. (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7618