News and its audiences in the era of the new media
perceptions and dynamics on online consumption
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.7618Abstract
As problemáticas inerentes às dinâmicas de produção, distribuição e consumo de informação de teor noticioso têm sido alvo, nos últimos anos, de inúmeros estudos académicos. Salienta-se, porém, a especial relevância, no presente, de haver uma maior produção científica em matérias que se dediquem a compreender e a analisar os novos panoramas mediáticos e informativos que se desenham em contexto digital e que subsistem com o analógico, com implicações evidentes quer para os habituais modos de funcionamento das empresas mediáticas e jornalísticas, quer para as práticas de acesso à informação, os usos e as perceções do conceito de “notícia”. É neste contexto que sobressai a proposta para este dossiê temático.
Downloads
References
Amaral, I. (2016). Redes sociais na internet: Sociabilidades emergentes. Covilhã: LabCom-IFP.
Amaral, I., Reis, B., Lopes, P., & Quintas, C. (2017). Práticas e consumos dos jovens portugueses em ambientes digitais. Estudos em Comunicação, 24, 107-131.
Corsaro, W. (1997). The sociology of childhood. Thousand Oaks: Pine Forge Press. DOI : 10.4135/9781483399027
Lacave, T. (2011). El lugar de la familia en el processo de recepción televisiva infantil. In P. Martínez (Ed.), Los niños y el negocio de la televisión: Programación, consumo y lenguage (pp. 31-65). Zamora: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones.
Lazo, C. (2005). Agentes mediadores y responsables del consumo infantil de televisión: Familia, escuela y medios de comunicación. Revista Comunicación y Hombre, 1, 19-34. DOI : 10.32466/eufv-cyh.2005.1.72.19-34
Mascheroni, G., & Cuman, A. (2014). Net children go mobile: Final report. Milano: Educatt. Deliverables D6.4 & D5.2.
Silveira, P. (2019). The news and its impact on Portuguese children’s perspectives. Journal of Children and Media, 13(1), 89-105. DOI : 10.1080/17482798.2018.1548366
Silveira, P. (2020). Fake news consumption through social media platforms and the need for media literacy skills: A real challenge for Z generation. 14th Annual International Technology, Education and Development Conference. Valencia, Espanha.
Silveira, A. P. S., & Amaral, I. (2018). Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais. Estudos em Comunicação, 1(26), 261-280.
Simões, J. A., Ponte, C., Ferreira, E., Doretto, J., & Azevedo, C. (2014). Crianças e meios digitais móveis em Portugal: Resultados nacionais do projeto net children go mobile. Lisboa: Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.