New forms of professional performance and emerging initiatives in contemporary Brazilian advertising
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.340Keywords:
advertising, advertising field, professionals, production, agency modelsAbstract
The purpose of this text is to discuss the redefinition of the professional competences of advertisers in the Brazilian context, between 2017 and 2021, pointing out new forms of professional performance and emerging initiatives based on the indications of Papel & Caneta. The concepts of reference are the advertising field, production practices and publicization strategies. The methodology is qualitative, includes documentary data through the document analysis technique. The results point to 122 professionals and 70 initiatives in the Brazilian advertising that reveal transversal and structural issues of the new formats and contents. In the last five years in Brazil, agency models and professional practices have emerged, strongly guided by aspects such as youth, social change and new advertising formats.
Downloads
References
Alves, M. C. D. (2016). Mediações e os dispositivos dos processos criativos da publicidade midiatizada: vestígios e perspectivas [Tese de doutorado em Ciências da Comunicação]. Universidade de São Paulo. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-19092016-163535/publico/MARIACRISTINADIASALVES.pdf
Bauer, M. W. & Gaskell, G. (orgs). (2013). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Vozes.
Casaqui, V. (2013). Questões metodológicas para o estudo das vidas narrativizadas: Aplicação às narrativas de empreendedores sociais. Revista Famecos, 20(3), 866-883.
Casaqui, V. (2011, 2 a 6 de setembro). Por uma teoria da publicização: Transformações no processo publicitário. Anais XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Recife, PE, Brasil. http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-1880-1.pdf
Castro, M. (2015, 29 de janeiro). Conheça a Flag, a “plataforma de disrupção criativa” inventada por Roberto Martini. DRAFT. https://www.projetodraft.com/conheca-flag-a-plataforma-de-disrupcao-criativa-inventada-por-roberto-martini/
de Oliveira, D. F. (2015). Cultura e trabalho em agências de publicidade do Brasil: A comunicação e a perspectiva ergológica. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, XXXVIII, Rio de Janeiro. Anais... INTERCOM.
Engage Responsibly. (2022). Site da organização Engage Responsibly. Consultado a 22 de abril de 2022, em https://engageresponsibly.org
Flagcx. (2021). Site da organização Flagcx. Consultado a 15 de janeiro 2022, em https://www.flag.czx/
Lessa, I. (2017, 18 de maio). Criativos se unem para ajudar refugiados. Meio & Mensagem. https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2017/05/18/criativos-se-unem-para-ajudar-refugiados.html
Moreira, S. V. (2011). Análise documental como método e como técnica. In J. Duarte & A. Barros (Eds.), Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação (pp. 269-279). Atlas.
Papel & Caneta. Site da organização Papel & Caneta. Consultado a 15 de janeiro de 2022, em http://www.papelecaneta.org/
Papel & Caneta. (2021, 14 de dezembro). 30 vozes que lutaram para mudar a indústria da comunicação em 2021. https://papelecaneta-org.medium.com/30-vozes-que-lutaram-para-mudar-a-ind%C3%BAstria-da-comunica%C3%A7%C3%A3o-em-2021-7dadba1c90f7
Papel & Caneta. (2020, 8 de dezembro). 30 vozes que lutaram para mudar a indústria da comunicação em 2020. https://papelecaneta-org.medium.com/30-jovens-que-lutaram-para-mudar-a-ind%C3%BAstria-da-comunica%C3%A7%C3%A3o-em-2020-5396be153147
Papel & Caneta. (2019, 10 de dezembro). 30 vozes que lutaram para mudar a indústria da comunicação em 2019. https://papelecaneta-org.medium.com/30-jovens-que-lutaram-para-mudar-a-ind%C3%BAstria-da-comunica%C3%A7%C3%A3o-em-2019-ee0c19c676ba
Papel & Caneta. (2018, 10 de dezembro). 25 jovens que lutaram para mudar a indústria da comunicação em 2018. https://papelecaneta-org.medium.com/25-jovens-que-lutaram-para-mudar-a-ind%C3%BAstria-da-comunica%C3%A7%C3%A3o-em-2018-978d403b2e9d
Papel & Caneta (2018, 7 de junho) Meu melhor defeito. (My Best Flaw). [Arquivo de vídeo]. https://www.youtube.com/watch?v=tSI5-melk9g
Papel & Caneta. (2017, 21 de dezembro). Jovens que lutaram para mudar a indústria da comunicação em 2017. https://papelecaneta-org.medium.com/jovens-brasileiros-que-lutaram-para-mudar-a-ind%C3%BAstria-da-comunica%C3%A7%C3%A3o-em-2017-273e2a48a670
Papel & Caneta. (2015, 26 de agosto). Cinco coisas, FLAGCX. https://papelecaneta-org.medium.com/cinco-coisas-flagcx-5486d0556bde
Petermann, J. (2011). Do sobrevôo ao reconhecimento atento: a institucionalização da criação publicitária, pela perspectiva do Habitus e dos capitais social, cultural e econômico [Tese de doutorado em Comunicação]. Universidade do Vale dos Sinos. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3041
Piedras, E. (2009). Fluxo publictário: Anúncios, produtores e receptores. Sulina.
Sennet, R. (2008). A cultura do novo capitalismo. Record.
Schuch, L. (2020). Home Office: tá bom para todo mundo? Mesmo?: Pesquisa com quem não está em altos cargos de liderança. https://drive.google.com/file/d/10hFdxhiU0IKDV3whTMU1SC_uXfyCwddb/view
Schuch, L. (2019). Transformações na propaganda: Um olhar rizomático sobre a prática publicitária [Dissertação de Mestrado em Comunicação). Universidade Federal de Santa Maria. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/20215
Valente, T. B. (2017, 4 a 9 de setembro). O tempo intemporal e o trabalho nas indústrias criativas: o impacto da temporalidade no trabalho em Publicidade e Propaganda. Anais do 40.º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, PR, Brasil. https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2944-1.pdf
Wottrich, L. H. (2019) A publicidade em xeque: Práticas de contestação dos anúncios. Sulina.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Comunicação Pública
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.