Experiências instagramáveis nos brunches em Lisboa

busca por sabor ou likes?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.328

Keywords:

phygital, instagramable , prosumers, social media marketing, instagramable experiences, social media

Abstract

Este artigo aborda a busca por experiências instagramáveis, em que os consumidores preferem cenários atrativos para fotos com o objetivo de as publicarem no Instagram. Exploramos um estudo de caso comparativo de brunches em Lisboa, para determinar se a atratividade do local, a decoração e a apresentação da comida influenciam as escolhas dos consumidores. Fizemos observação não participante e entrevistas a consumidores. Também fizemos análise de conteúdo dos perfis das marcas e de conteúdos criados pelos utilizadores a partir de hashtags e geolocalicação. Concluímos que há uma forte semelhança entre os conteúdos criados pelas marcas e pelos consumidores. As primeiras pretendem ser autênticas e espontâneas, e os segundos adotam o instagramismo. Os utilizadores reconhecem que desfrutar da comida está interligado ao ambiente e à possibilidade de partilhar essa experiência digitalmente.

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Author Biographies

  • Priscila Krolow, Universidade Católica Portuguesa

    Is co-founder and manager of Tr3s Comunicação. She has been working with advertising for over 10 years in Brazil and Portugal. She is a PhD student in Communication Sciences at Catholic University of Portugal (UCP). She holds a Master in Digital Communication from the Catholic University of Portugal (UCP). Her research interests are: digital marketing and communication strategies, social media marketing, digital influencers

  • Patrícia Dias, Universidade Católica Portuguesa

    Patrícia Dias is Assistant Professor of the Faculty of Human Sciences (FCH) at the Catholic University of Portugal (UCP). She is a researcher at the Research Centre for Communication and Culture (CECC), and collaborator at the Católica Research Centre on Psychological, Family and Social Wellbeing. Holding a PhD in Communication Sciences, her research interests are the use of digital media by children and families, mobile communication, digital marketing and communication strategies, and emergent technologies within the scope of the Internet of Things.

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Published

2024-08-21

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SPECIAL ISSUE: Advertising: new formats, new content

How to Cite

Experiências instagramáveis nos brunches em Lisboa: busca por sabor ou likes?. (2024). Comunicação Pública, 17(32). https://doi.org/10.34629/cpublica.328