Introdução

Authors

  • Suzana Cavaco CITCEM - Faculdade de Economia da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.5540

Abstract

O cidadão, para atuar em democracia, precisa de ter acesso a informação relevante, verídica e plural. A responsabilidade social da imprensa – um conceito introduzido em 1947 pela Comissão Hutchins – assenta no direito fundamental a informar e a ser informado. O jornalista desempenha um papel socialmente reconhecido de construção da realidade. Trata-se de um “poder simbólico”: um poder “invisível”, “quase mágico”, “de fazer ver e fazer crer, de confirmar ou de transformar a visão do mundo e, deste modo, a ação sobre o mundo, portanto o mundo” (Bourdieu, 1989). Nos anos 90, Bourdieu (1997) criticava os jornalistas por deterem o monopólio de facto dos instrumentos de difusão da informação a grande escala, contra o qual se defrontavam os produtores culturais. Apesar de os produtos media gerarem “enormes” externalidades (Baker, 2004), o campo jornalístico está submetido às exigências dos mercados do leitor e do anunciante. Todavia, a baixa autonomia do campo jornalístico, denunciada por Bourdieu (1997) nos anos 90, acentuou-se no século XXI; uma tendência que está a ser acompanhada pela perda crescente do poder de gatekeeper (controlador do fluxo de informação) dos jornalistas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Alves, R. C. (2006). Jornalismo digital: Dez anos de web... e a revolução continua. Comunicação e Sociedade. 9-10, pp. 93-102. DOI : 10.17231/comsoc.9(2006).1157 good / bad

Anderson, C. (2007). Cauda Longa. Lisboa, Portugal: Atual Editora.

Anderson, C. W., Bell, E., Shirky, C., & Columbia University. (2012). Post-industrial journalism: Adapting to the present: a report. New York: Columbia Journalism School. Disponível em https://academiccommons.columbia.edu/doi/10.7916/D8N01JS7. DOI : 10.7916/D8N01JS7 good / bad

Baker, C. E. (2004). Media, markets, and democracy. Cambridge, Inglaterra: Cambridge University Press. DOI : 10.1017/CBO9780511613227 good / bad

Bourdieu, P. (1997). Sobre a televisão. Oeiras, Portugal: Celta Ed.

Bourdieu, P. (1989). O poder simbólico. Rio de Janeiro, Brasil: Difel.

Castells, M. (2009). Comunicación y poder. Madrid, Espanha: Alianza Editorial.

Engesser, S., Ernst,N., Esser, F., & Büchel, F. (2017). Populism and social media: how politicians spread a fragmented ideology. Information, Communication and Society, 20(8), 1109-1126. DOI : 10.1080/1369118X.2016.1207697 good / bad

Kotler, P. & Armstrong, G. (2017). Principles of Marketing (17ª ed.). Harlow, Inglaterra: Pearson.

Kotler, P., Setiawan, I., & Kartajaya, H. (2017). Marketing 4.0. Lisboa, Portugal: Atual Editora

Wardle, C. & Derakhshan, H. (2017). Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Estrasburgo, França: Council of Europe. Disponível em https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c.

Published

2019-12-15

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO: Desinformação, Jornalismo e Modelos de Negócio

How to Cite

Introdução. (2019). Comunicação Pública, 14(27). https://doi.org/10.4000/cp.5540