A proliferação das fake news nas eleições brasileiras de 2018

Autores

  • Fábio Jardelino Universidade da Beira Interior
  • Davi Barboza Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco
  • Bianca Persici Toniolo Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7438

Palavras-chave:

mídias digitais, ciberativismo, eleições, Brasil

Resumo

Buscando compreender o papel das novas mídias nas democracias modernas, este artigo debate as consequências do ativismo digital, através da proliferação de fake news, usando como estudo de caso as eleições brasileiras de 2018. Metodologicamente, primeiro realizámos uma contextualização bibliográfica sobre mídias digitais, ciberativismo e fake news. Posteriormente entrámos na parte empírica deste estudo, na qual explorámos o alcance de fake news selecionadas por sua relevância no âmbito das eleições de 2018. Para executar o estudo, utilizámos as ferramentas de análise de dados Google Trends e Buzzsumo. A partir do estudo empírico, essa pesquisa buscou responder a três perguntas: (1) Quando as fake news selecionadas obtiveram o primeiro pico de busca no Google?; (2) Quando alcançaram maior repercussão no Google?; e (3) Qual foi o alcance delas no Facebook e no Twitter? A temática estudada é importante por abordar o alcance das fake news na opinião pública, podendo estas ter sido ou não um diferencial no resultado da eleição. Como conclusão, identificámos o crescimento da busca pelos assuntos relacionados com as fake news analisadas conforme eles eram mencionados na campanha presidencial e principalmente no dia da eleição, quando essas mensagens poderiam ter um papel fundamental na escolha do voto.

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Biografias do Autor

  • Fábio Jardelino, Universidade da Beira Interior

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal.

  • Davi Barboza Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil.

  • Bianca Persici Toniolo, Universidade da Beira Interior

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal.

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Publicado

2021-09-16

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Notícias e públicos na era dos novos media

Como Citar

A proliferação das fake news nas eleições brasileiras de 2018. (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7438