A comunicação digital nas farmácias comunitárias do distrito da Guarda
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica811Palavras-chave:
comunicação em saúde, comunicação digital, farmácia, redes sociais, literacia em saúdeResumo
A comunicação digital pode ser um elo entre as farmácias comunitárias e o público, permitindo aumentar os seus conhecimentos em saúde. O objetivo deste trabalho foi a análise da comunicação digital das farmácias comunitárias do distrito da Guarda. Para isso foram analisados os perfis dos únicos oito estabelecimentos deste tipo com presença nas redes sociais Instagram e Facebook, em dois períodos distintos, em dezembro de 2022 e em janeiro de 2023, em que se avaliaram conteúdos transmitidos e interações com o público. Em todas as situações se verificou pouca atividade: poucos ou nenhuns posts, sem agenda definida e sem calendário de conteúdos. Durante a época pré-natalícia a informação transmitida foi essencialmente relacionada com dermofarmácia. Assim, denota-se que a comunicação em saúde, por esta via, é ainda débil, sendo pouco significativa na assimilação de conteúdos por parte dos utentes.
Downloads
Referências
Almeida, C. (2019). Modelo de comunicação em saúde ACP: As competências de comunicação no cerne de uma literacia em saúde transversal, holística e prática. In C. Lopes & C. V. Almeida (Coords.), Literacia em saúde na prática. Edições ISPA. http://hdl.handle.net/10400.12/7662.
Balakrishnan, J. & Griffiths, M. (2017). Social media addiction: What is the role of content in YouTube? Journal of Behavior Addictions, 6(3), 364–377. https://doi.org/10.1556/2006.6.2017.058.
Barros, C. (2017). Empreendedorismo no Instagram [dissertação de licenciatura]. Centro Universitário de Brasília. https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11377.
Benetolli, A., Chen, T. & Aslani, P. (2015). The use of social media in pharmacy practice and education. Research in Social & Administrative Pharmacy, 1, 1–46. https://doi.org/10.1016/j.sapharm.2014.04.002.
Brandão, V. (2011). Comunicação e marketing na era digital: a internet como mídia e canal de vendas [apresentação em conferência]. XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Campo Grande, Minas Gerais, Brasil. http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/63367481050614301224660314786789274330.pdf.
Brito, M. (2022). O impacto da publicidade digital na intenção de compra online dos internautas portugueses. [dissertação de mestrado]. Universidade Católica Portuguesa. https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/40085/1/203180372.pdf.
Carmaneiro, A. (2021). Therapeutic adherence: contributions to understanding and intervention. Revista de Enfermagem, 7(15), 1–8. https://doi.org/10.12707/RV20145.
Distrito da Guarda. (2022, 23 de junho). In Wikipédia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Distrito_da_Guarda.
Dwityas, N., Mulyana, A., Hesti, S., Briandana, R. & Kurniasari, P. (2020). Digital marketing communication strategies: the case of indonesian news’ portals. International Journal of Economics and Business Administration, VIII(3), 307–316. https://doi.org/10.35808/ijeba/517.
Faria, S. & Pinto, T. (2022). Gestão de redes sociais e comunicação digital na perspetiva de uma empresa — Agência de Comunicação [dissertação de mestrado]. Universidade Portucalense. http://hdl.handle.net/11328/437.
Instituto Nacional de Estatística. (2021). Censos 2021. https://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpgid=censos21_main&xpid=CENSOS21&xlang=pt
International Pharmaceutical Federation. (2021). Community pharmacy at a glance 2021. https://www.fip.org/file/5015.
Kanwar, P. & Taprial, V. (2012). Understanding social media. Bookboon. https://www.akdistancelearning.net/resources_files/understanding-social-media.pdf.
Machado, M. (2019). A organização comercial das farmácias em Portugal: que evolução? [dissertação de mestrado]. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. https://hdl.handle.net/10437/10122.
Mateus, A., Dominguez, D. & Báez, A. (2020). Redes sociais, comunicação digital e turismo. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 36, 577–595. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8550466.
Mateus, A. & Silva, L. (2023). Comunicação digital: estratégia na literacia em saúde. Revista de Ciencias de la Comunicación e Información, 28, https://doi.org/10.35742/rcci.2023.28.e288.
Mesquita, K., Ruão, T. & Andrade, J. (2020). Comunicação e construção de relacionamento nas mídias sociais em tempos de pandemia da Covid-19: uma análise da Universidade do Minho no Instagram. Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP). https://hdl.handle.net/1822/68417.
Namura, J. & Souza, M. (2004). Uma revisão crítica do conceito de Marketing digital. Revista Gerenciais, 2, 45–53. https://doi.org/10.5585/riae.v3i1.50.
Paiva, D. (2013). O impacto das cores, do tamanho e do posicionamento dos estímulos visuais na captação da atenção dos consumidores [dissertação de mestrado]. Universidade da Beira Interior. https://hdl.handle.net/10400.6/3174.
Ramos, P. & Martins, A. (2018). Reflexões sobre a rede social Instagram: do aplicativo a textualidade. Revista de Literatura, Linguística, Educação e Artes, 2, 117-133. https://doi.org/10.5007/1807-9288.2018v14n2p117.
Ribeiro, L. (2017). Marketing de relações públicas como estratégia de relacionamento no cenário digital: uma análise das farmácias [dissertação de bacharelato]. Universidade Federal do Pampa. https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2639.
Ribeiro, R. (2021). Estratégia de comunicação digital para a Divercol [Dissertação de Mestrado]. ISCAP. http://hdl.handle.net/10400.22/19663.
Sampaio, V. & Tavares, C. (2017). Marketing digital: o poder de influência das redes sociais na decisão de compra do consumidor universitário da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Revista Científica Semana Acadêmica, 1(104). https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_cira_e_cristiano_0.pdf .
Santos, C. & Cunha, P. (2022). Gerenciamento da comunicação: um desafio para o gerente de projetos. Revista Boletim do Gerenciamento, 32(32), 30–39. https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/697.
Teixeira, M. (2011). A Comunicação na sociedade da informação. https://www.bocc.ubi.pt/
Van Egmond, A. C. (2017). Análise das práticas de marketing de conteúdo nas redes sociais: o caso da indústria de saúde e fitness [dissertação de mestrado]. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/11199/1/ana_egmond_MMD_2017.pdf.
Veissi, I. (2017). Influencer marketing on Instagram [dissertação de bacharelato]. Haaga-Helia. https://www.theseus.fi/handle/10024/135448.
Viegas, B. (2022). As redes sociais ao serviço da farmácia comunitária [dissertação de mestrado]. Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/19344.
Zylberglejd, R. (2017). A influência das cores nas decisões dos influenciadores [projeto de graduação]. Universidade Federal do Rio de Janeiro. http://repositorio.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10023496.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.