A comunicação digital nas farmácias comunitárias do distrito da Guarda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica811

Palavras-chave:

comunicação em saúde, comunicação digital, farmácia, redes sociais, literacia em saúde

Resumo

A comunicação digital pode ser um elo entre as farmácias comunitárias e o público, permitindo aumentar os seus conhecimentos em saúde. O objetivo deste trabalho foi a análise da comunicação digital das farmácias comunitárias do distrito da Guarda. Para isso foram analisados os perfis dos únicos oito estabelecimentos deste tipo com presença nas redes sociais Instagram e Facebook, em dois períodos distintos, em dezembro de 2022 e em janeiro de 2023, em que se avaliaram conteúdos transmitidos e interações com o público. Em todas as situações se verificou pouca atividade: poucos ou nenhuns posts, sem agenda definida e sem calendário de conteúdos. Durante a época pré-natalícia a informação transmitida foi essencialmente relacionada com dermofarmácia. Assim, denota-se que a comunicação em saúde, por esta via, é ainda débil, sendo pouco significativa na assimilação de conteúdos por parte dos utentes.

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Biografias do Autor

  • Cristiana Midões, Instituto Politécnico da Guarda

    Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda. Técnica de Diagnóstico e Terapêutica na área da Farmácia.Formadora em Gestão, Comunicação e Marketing. Mestre em Gestão das Organizações. Especialista em Farmácia pelo IPB, IPP e IPL. Licenciada em Farmácia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.

  • Jéssica Nunes, Instituto Politécnico da Guarda

    Licenciada em Farmácia pela Escola Superior de saúde do Instituto Politécnico da Guarda, desde 2023 

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Publicado

2024-06-28

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Techvolution: Explorando o nexo das novas tecnologias, dos consumidores e do marketing

Como Citar

A comunicação digital nas farmácias comunitárias do distrito da Guarda. (2024). Comunicação Pública, 19(36). https://doi.org/10.34629/cpublica811