A importância do marketing olfativo nas marcas de moda

o caso Abercrombie & Fitch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.734

Palavras-chave:

marketing olfactivo, construção de marca, experiência de compra, marcas de moda, Abercrombie & Fitch

Resumo

O uso de apelos olfativos, com o objetivo de despertar sensações e criar relações emocionais marcas-consumidores, não é novo. Com ele, as marcas pretendem posicionar-se na mente dos consumidores de forma direta e aprazível. Este artigo procura compreender a importância do marketing olfativo para as marcas de moda, tendo por base o Estudo de Caso da marca Abercrombie & Fitch.

Para tal, realizaram-se cinco entrevistas exploratórias para tentar compreender o entendimento dos consumidores sobre a A&F e o impacto do marketing olfativo na experiência de compra e na perceção da marca, e um inquérito por questionário com 315 respostas validadas para responder à questão principal e validar as hipóteses de investigação.

97% dos inquiridos reconheceram que o aroma influencia o seu sentimento de pertença à marca e que existe uma forte associação aroma-marca, corroborando estudos anteriores que comprovam o impacto do marketing olfativo como uma estratégia eficaz, no que diz respeito a uma comunicação eficiente e memorável sobre os seus valores e personalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Acevedo, C., & Fairbanks, V. (2018). Os efeitos do Marketing Sensorial sobre a experiência de compra do consumidor no ponto de venda. RIMAR – Revista Interdisciplinar de Marketing, UEM, 8(1), 51-67. https://doi.org/10.4025/rimar.v8i1.34590.

Avilés, J., & Calle, D. (2015). Evaluación y aplicación cualitativa de la influencia de los estímulos olfativos en el consumidor, en el periodo 2014 (Master’s thesis, Universidad de Cuenca). Retrieved from http://dspace.ucuenca.edu.ec/handle/123456789/21230.

Batey, M. (2010). O significado da marca: como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Rio de Janeiro: Best Business.

Brakus, J., Schmitt, B., & Zarantonello, L. (2009). Brand experience: What Is It? How Is It Measured? Does It Affect Loyalty? Journal of Marketing, 73(3), 52-68. https://doi.org/10.1509/jmkg.73.3.52

Cachero-Martínez & Vazquez, R. (2017). Living Positive Experience in Store: How it Influences Shopping Experience Value and Satisfaction? Journal of Business Economics and Management, 18 (3), 537-553. https://doi.org/10.3846/16111699.2017.1292311.

Carlsen, T. (2011). Marketing Boca a Boca: Funcionamento e Implicações. São Paulo: Insper Instituto de Ensino e Pesquisa - Faculdade de Economia e Administração. Retrieved from https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/540?locale=pt_BR

Carmona, C.; Pacheco, C. & Zapata, J. (2013). Marketing sensorial como herramienta para captar y satisfacer al cliente (Master’s thesis, Universidad del Rosario, Colombia). http://repository.urosario.edu.co/handle/10336/4275.

Chen, S.-L. & Bowen, J. T. (2001). The relationship between customer loyalty and customer satisfaction. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 13(5), 213- 217. https://doi.org/10.1108/09596110110395893.

Deabler, A. (2020). Abercrombie & Fitch launches new ad campaign focusing on ‘body positivity,’ inclusivity. Fox News. Retrieved from: https://www.foxnews.com/lifestyle/abercrombie-fitch-launches-campaign-body-positivity-inclusivity.

Ditoiu, M. & Cäruntu, A. (2014). Sensory Experiences Regarding Five-dimensional Brand Destination. Procedia Social and Behavioral Sciences, 109, 301-306. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.12.461.

Doucé, L. & Janssens, W. (2013). The Presence of a Pleasant Ambient Scent in a Fashion Store: The Moderating Role of Shopping Motivation and Affect Intensity. Environment and Behavior, 45 (2), 215-238. https://doi.org/10.1177/0013916511410421

Elliot, A. J., Maier, M. A., Moller, A. C., Friedman, R., & Meinhardt, J. (2007). Color and psychological functioning: the effect of red on performance attainment. Journal of experimental psychology: General, 136(1), 154. https://doi.org/10.1037/0096-3445.136.1.154.

Estanyol, E. (2014). Marketing sensorial: comunicación a través de los sentidos. Retrieved from: http://comein.uoc.edu/divulgacio/comein/es/numero38/articles/Article-Elisenda-Estanyol.html

Ferdenzi, C., Delplanque, S., Barbosa, P., Court, K., Guinardo, J., Guo, T., Granjean, D. (2013). Affective semantic space of scents. Towards a universal scale to measure self-reported odor-related feelings. Food Quality and Preference, 30, 128-138. https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2013.04.010.

Fernandez, C. (27 de Julho de 2016). Abercrombie& Fitch's rebrand continues with first campaign from new creative director. Fashionista. Retrieved from https://fashionista.com/2016/07/abercrombie-fitch-denim-campaign-2016.

Green, D. & Baldwin, S. (2019). How Abercrombie & Fitch lost teens. CNBC. Retrieved from https://www.cnbc.com/video/2019/10/16/abercrombie-and-fitch-hollister-rebranded-itself-after-mike-jeffries-controversy.html.

Holbrook, M. & Hirschman, E. (1982). The Experiential Aspects of Consumption: Consumer Fantasies, Feelings, and Fun. Journal of Consumer Research, 9, 132–141. Retrieved from: https://pdfs.semanticscholar.org/af9b/5cebe8134185523b0db52a521f8b979602c7.pdf?_ga=2.43037152.41101162.1611055576-658462719.1611055576.

Hultén, B. (2009). Sensory marketing: the multi-sensory brand-experience concept. European Business Review, 23(3), 256–273. https://doi.org/10.1108/09555341111130245

Hultén, C. (2001). Total Factor Productivity. A Short Biography, in C. Hultén, New Developments in Productivity Analysis (pp. 1-54). University of Chicago Press. https://doi.org/10.7208/chicago/9780226360645.003.0001

Lewis, R & Dart, M. (2010). The new rules of retail – Competing in the world’s toughest marketplace. Choice Reviews Online, 48 (9), 48-5. https://doi.org/10.5860/choice.48-5185

Leyton, E. Yagual, A. (2015). Análisis del Marketing Olfativo como estrategia de promoción utilizada para influir en la decisión de compra en la tienda de ropa EPK en el Centro comercial Mall del Sol (Master’s thesis, Universidad Politécnica Salesiana). Retrieved from https://dspace.ups.edu.ec/handle/123456789/9039.

Lindstrom, M. (2013). Brand Sense. Gestão Plus.

Martin-Fuller, L. (8 de Maio de 2017). Abercrombie & Fitch Rebranding Efforts. Issuu. Retrieved from https://issuu.com/lottimartin-fuller/docs/final_a_b_doc.

Orso, N., Trevisol, M., & Santos, S. (2011). O neuromarketing e as suas aplicações no campo da comunicação publicitária. Iniciacom, Revista brasileira de iniciação científica em Comunicação Social, 3(2). Retrieved from https://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/682.

Palmieri, J. (2019). Abercrombie & Fitch’s New Ads Address Overcoming Adversity. WWD. Retrieved from: https://wwd.com/business-news/media/abercrombie-fitchs-new-ads-address-overcoming-adversity-1202992253/.

Rodrigues, C., Hultén, C. & Brito, B. (2011). Sensorial brand strategies for value co-creation. Innovative Marketing, 7(2). Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/265626105_Sensorial_brand_strategies_for_value_co-creation.

Rodrigues, M. (2014). Consumo e Expressão Marcária na Pós-Modernidade: Estudo da marca Abercrombie & Fitch (Master’s thesis, Universidade de São Paulo- Escola de Comunicação e Artes). Retrieved from http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-13112014-113706/.

Semprini, A. (2006). A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da Marca na Sociedade Contemporânea. São Paulo: Estação das Letras.

Silva, M. & Oliveira, V. (2019). O Boca a boca: As conversações e a voz do consumidor nas redes sociais virtuais- Estudo de Caso da Marca Abercrombie. Animus- Revista Interamericana de Comunicação Midiática, 18 (38). https://doi.org/10.5902/2175497732995.

Suárez, M. & Gumiel., C. (2012). Marketing sensorial. Distribución y Consumo, 22 (122), 30- 40

Townsend, A. (2010). Perfume Protest: Teens Storm ‘Toxic’ Abercrombie & Fitch. Time magazine. Retrieved from: https://newsfeed.time.com/2010/10/04/perfume-protest-teens-strom-%E2%80%98toxic%E2%80%99-abercrombie-fitch/.

Turley, L. & Milliman, R. (2000). Atmospheric Effects on Shopping Behavior: A Review of the Experimental Evidence. Journal of Business Research, 49 (2), 193–211. https://doi.org/10.1016/s0148-2963(99)00010-7

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

A importância do marketing olfativo nas marcas de moda: o caso Abercrombie & Fitch. (2023). Comunicação Pública, 18(34). https://doi.org/10.34629/cpublica.734