A criatividade no ensino superior
um estudo exploratório sobre as licenciaturas em publicidade
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.358Palavras-chave:
criatividade, publicidade, ensino superior, licenciatura, contemporaneidadeResumo
Perante uma sociedade complexa e instável, a habilidade criativa apresenta-se como uma competência imprescindível em pleno século XXI. Porém, diversas pesquisas demonstram que, embora seja reconhecida a importância da criatividade, enquanto propulsora de ideias originais, inclusive na resolução de problemas, esta não é devidamente explorada pelas instituições escolares, nomeadamente no que concerne à oferta formativa nacional que incide sobre a publicidade, tal como verificado na nossa investigação. Apesar de o ensino superior ocupar um lugar central na urgência atual e global de inovação, ao ser um espaço especializado na formação da esfera laboral e de potenciais agentes de mudança, denota-se a ausência de uma aposta consolidada na criatividade, enquanto uma aptidão transversal e necessária para fazer face aos múltiplos desafios da contemporaneidade, particularmente na ocidentalidade.
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