A criatividade no ensino superior

um estudo exploratório sobre as licenciaturas em publicidade

Autores

  • Cristina Santos ULHT/CICANT

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.358

Palavras-chave:

criatividade, publicidade, ensino superior, licenciatura, contemporaneidade

Resumo

Perante uma sociedade complexa e instável, a habilidade criativa apresenta-se como uma competência imprescindível em pleno século XXI. Porém, diversas pesquisas demonstram que, embora seja reconhecida a importância da criatividade, enquanto propulsora de ideias originais, inclusive na resolução de problemas, esta não é devidamente explorada pelas instituições escolares, nomeadamente no que concerne à oferta formativa nacional que incide sobre a publicidade, tal como verificado na nossa investigação. Apesar de o ensino superior ocupar um lugar central na urgência atual e global de inovação, ao ser um espaço especializado na formação da esfera laboral e de potenciais agentes de mudança, denota-se a ausência de uma aposta consolidada na criatividade, enquanto uma aptidão transversal e necessária para fazer face aos múltiplos desafios da contemporaneidade, particularmente na ocidentalidade.

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Biografia do Autor

  • Cristina Santos, ULHT/CICANT

    Professora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e investigadora no CICANT, trabalhando problemáticas ligadas à publicidade, ao consumo e à comunicação estratégica. Doutorada em sociologia (ISCTE-IUL), na área do consumo, possui várias formações intermédias complementares em temáticas associadas à criatividade e tem publicado artigos (com arbitragem científica) em revistas nacionais e internacionais e apresentado comunicações em congressos nacionais e internacionais.

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Publicado

2022-06-30

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO Publicidade: novos formatos, novos conteúdos

Como Citar

A criatividade no ensino superior: um estudo exploratório sobre as licenciaturas em publicidade . (2022). Comunicação Pública, 17(32). https://doi.org/10.34629/cpublica.358