Advertising shift

a ética pela mudança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.357

Palavras-chave:

ética, publicidade, código de publicidade, goodvertising, ativismo anti-marca

Resumo

Num período marcado por severas mudanças trazidas pela globalização e pelos novos media digitais, ao longo dos últimos 30 anos, são vários os efeitos que observamos no sentido crítico dos consumidores, no modus operandi das organizações e das suas marcas e, consequentemente, na publicidade. Analisando a imagem e reputação deste setor, este artigo visa defender uma indústria publicitária mais auto-crítica e reflexiva sobre o seu papel e  responsabilidades, compreendendo uma comunicação estratégica com conscientes e honestas orientações éticas. Firmado no conceito de ética, o artigo debruça-se sobre o papel e contributo dos profissionais de comunicação e consumidores, tendências observadas no mercado, bem como diferentes críticas às mudanças na indústria, tendo por objetivo compreender que percurso há ainda para percorrer neste shift no mundo das agências.

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Biografias do Autor

  • Ana Mendes, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

    Licenciada em Design pela Universidade de Aveiro e mestranda em Ciências da Comunicação na Nova FCSH, área de especialização Comunicação Estratégica, com investigação em curso sobre Ética da Publicidade. Diretora criativa numa organização política, tem experiência nacional e internacional em agências.

  • Ivone Ferreira, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa / Investigadora Integrada no ICNOVA

    Doutorada em Ciências da Comunicação, é Professora Auxiliar na área de especialização de Comunicação Estratégica no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora Integrada no ICNOVA

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Publicado

2024-08-21

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO Publicidade: novos formatos, novos conteúdos

Como Citar

Advertising shift: a ética pela mudança. (2024). Comunicação Pública, 17(32). https://doi.org/10.34629/cpublica.357