Instagram e celebridades
a utilização da fotografia nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.655Palavras-chave:
espaço, celebridades, redes sociais, InstagramResumo
A dicotomia cidade-urbanismo versus casa-lar, a organização dos espaços público e privado e a produção de conteúdos como construção e definição do espaço individual são a ignição da análise imagética e influenciam a configuração do espaço físico. Este artigo reparte-se entre uma reflexão teórica – envolvendo o Homem, o espaço físico e a utilização de smartphones – e uma exegese visual de fotografias capturadas por estes dispositivos de comunicação móvel e exibidas voluntariamente por celebridades nas redes Facebook, Twitter e Instagram. Pretende-se evidenciar a forma como as celebridades lidam com os conceitos de público e privado, representam o self e expõem as suas dinâmicas diárias, nomeadamente nas redes sociais. Visível é a crescente publicitação do privado a par da privatização do público num contexto de microcosmo tecnológico.
Downloads
Referências
Arendt, H. (2001 [1958]) A condição humana. Lisboa: Relógio D’ Água.
Baudelaire, C. (2004) O pintor da vida moderna. Lisboa: Vega.
Berlanga, I., García, F., & Victoria, J. S. (2013) Ethos, pathos y logos en Facebook. El usuario de redes: nuevo ‘rétor’ del siglo XXI. Comunicar, 41, pp. 127-135.
Boyd, D., & Marwick, A. E., (2011) Social privacy in networked publics: Teens’ attitudes, practices, and strategies. In A decade in internet time: Symposium on the dynamics of the internet and society, 1-29. Disponível em SSRN http://ssrn.com/abstract=1925128. DOI : 10.31219/osf.io/2gec4
Campbell, S. W. & Park, Y. J. (2008) Social implications of mobile telephony: The rise of personal communication society. Sociology Compass, 2(2), pp. 371-387. DOI : 10.1111/j.1751-9020.2007.00080.x
Couldry, N., & Markham, T. (2007) Celebrity culture and public connection: Bridge or chasm? International Journal of Cultural Studies, 10(4), pp. 1-34. DOI : 10.1177/1367877907083077
Culot, M. (Org.) (2013) Alter Arquitectura Lisboa: Edições 70.
David, G. (2010) Camera phone images, videos and live streaming: a contemporary visual trend. Visual Studies, 25(1), pp. 89-98. DOI : 10.1080/14725861003607017
Dijck, J. V. (2013) The culture of connectivity: A critical history of social media. Nova Iorque: Oxford University Press.
Dyer, R. (2007) Heavenly Bodies. In Redmond, S. & Holmes, S. Stardom and Celebrity. A Reader. Nova Deli: SAGE Publications, pp. 85-89. DOI : 10.4324/9780203605516
Ellis, J. (2007) Stars as a Cinematic Phenomenon. In Redmond, S. & Holmes, S. Stardom and Celebrity. A Reader. Nova Deli: SAGE Publications, pp. 90-97.
Fidalgo, A. (2007) A Falácia da Visibilidade. Visibilidade e Identidade no tempo dos Media. BOCC – Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, pp. 1-13.
Goffman, E. (1993) A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa: Relógio d’ Água Editores.
Groening, S. (2010) From ‘a box in the theater of the world’ to ‘the world as your living room’: cellular phones, television and mobile privatization. New Media & Society, 12(8), 1331-1347. DOI : 10.1177/1461444810362094
Habermas, J. (2012 [1962]) A transformação estrutural da esfera pública. Investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Lemos, A. (2013) Espaço, mídia locativa e teoria ator-rede. Galáxia, 25, pp. 52-65. DOI : 10.1590/S1982-25532013000200006
Lôbo, M. S. (1995) Planos de Urbanização. A Época de Duarte Pacheco. Porto: FAUP Publicações.
Lopes, B. (1974) A mobilidade como elemento criador da vida urbana. Arquitectura, 130, pp. 30-31.
Marshall, P. D. (2004) Celebrity and Power. Fame in Contemporary Culture. Minnesota: University of Minnesota Press.
Marwick, A. & Boyd, D. (2011) To See and Be Seen: Celebrity Practice on Twitter. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies 17(2), pp. 139-158.
Meyrowitz, J. (1985) No Sense of Place: The Impact of Electronic Media on Social Behaviour. Nova Iorque: Oxford University Press.
Redmond, S. & Holmes, S. (2007) Stardom and Celebrity. A Reader. Nova Deli: Sage Publications.
Rocha, A. M. M. (2012). Público e privado: notas conceituais sobre a transformação da intimidade na Internet. Intratextos, 4(1), pp. 103-125. DOI : 10.12957/intratextos.2012.1191
Santaella, L. & Lemos, R. (2010) Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus.
Santana, C. L. & Couto, E. S. (2012). A publicização da vida privada no Twitter. Fronteiras – estudos midiáticos, 14(1), pp. 31-39. DOI : 10.4013/fem.2012.141.04
Sennett, R. (2002) The fall of public man. Nova Iorque: Penguin Books. DOI : 10.1177/030981688703100112
Sibilia, P. (2003 ) A Intimidade escancarada na rede: blogs e webcams subvertem a oposição público/privado. In INTERCOM, 2-6 Setembro de 2003, 1-12.
Taylor, C. (2001) Sources of the self: The making of the modern identity. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.
Weintraub, J. & Kumar, K. (eds.) (1997) Public and private in thought and practice: perspectives on a grand dichotomy. Chicago: The University of Chicago Press.
Williams, R. (2003 [1974]) Television: Technology and cultural form. Londres: Routledge.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.