Publicidade e análise de tendências

práticas, experiências e possibilidade no contexto de Pandemia de COVID-19

Autores

  • Alessandro Mateus Felippe Departamento de Comunicação e Artes, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6856-3991
  • Cristóvão Domingos Almeida Departamento de Comunicação e Artes, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.341

Palavras-chave:

análise de tendências, estratégias comunicacionais, agência de publicidade

Resumo

Este texto apresenta o momento de tradução de tendências por uma agência de publicidade home office no início da pandemia de COVID-19, instando qualificações inovadoras nas estratégias comunicacionais de seus respectivos clientes. A partir da Análise Qualitativa de Dados, da abordagem da Grounded Theory e da metodologia de Revisão Bibliográfica, mapeou-se dez tendências socioculturais por meio de relatórios de tendências externos à organização; posteriormente, realizou-se a reflexão em conjunto com os integrantes da agência acerca das mesmas, compreendendo influências e possíveis cenários de atuação; por fim, elaborou-se produção de conteúdo acerca do processo para melhor difusão dos resultados, entendido aqui enquanto corpus de análise. À guisa de conclusão, sublinha-se que o processo ocorreu de forma assertiva, inovadora e colaborativa, corroborando com o alinhamento de estratégias comunicacionais para o período; também, o processo alinha-se à metodologia de análise de tendências proposta por Dragt (2017).

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Biografias do Autor

  • Alessandro Mateus Felippe, Departamento de Comunicação e Artes, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

    Psicanalista em formação [CETEP/Florianópolis/SC], Mestre em Design de Vestuário e Moda [UDESC/SC], Especialista em Startup, Inovação e Empreendedorismo [UNINTER/SC], Graduado em Publicidade e Propaganda [UNIPAMPA/RS]. Professor Substituto do Bacharel em Publicidade e Propaganda [UFMT/MT] em 2020/2 e 2021/1. Sócio-fundador da Fio.Propaganda. Integrante dos projetos de pesquisa “O que ensina a publicidade? Possibilidades e desafios na apropriação crítica e criativa do texto publicitário” [UFMT/MT] e “Laboratório de investigação em Imagem (Lii): o estado da arte de pesquisas contemporâneas” [UFSM/RS]. Suas pesquisas versam sobre análise de tendências, zeitgeist, gestão visual, consumo e estratégias digitais de branding.

  • Cristóvão Domingos Almeida, Departamento de Comunicação e Artes, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

    Pós-doutor em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM), doutor em Comunicação e Informação, mestre em Educação e graduado em Relações Públicas. Professor do PPG em Comunicação, do PPG em Estudos de Cultura Contemporânea e do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Mato Grosso. Autor do livro Haitianos no Brasil: comunicação, consumo e trabalho (Paulus, 2017).

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Publicado

2024-08-21

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO Publicidade: novos formatos, novos conteúdos

Como Citar

Publicidade e análise de tendências : práticas, experiências e possibilidade no contexto de Pandemia de COVID-19. (2024). Comunicação Pública, 17(32). https://doi.org/10.34629/cpublica.341