Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.340

Palavras-chave:

publicidade e propaganda, campo publicitário, profissionais, produção, modelos de agência

Resumo

O objetivo deste texto é discutir a redefinição das competências profissionais dos publicitários no contexto brasileiro, entre 2017 e 2021, apontando novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes a partir das indicações de Papel & Caneta. Os conceitos de referência são campo publicitário, práticas de produção e estratégias de publicização. A metodologia é qualitativa, contemplando dados documentais através da técnica de análise documental. Os resultados apontam 122 profissionais e 70 iniciativas da publicidade brasileira que revelam questões transversais e estruturais dos novos formatos e conteúdos. Nos últimos cinco anos no Brasil, emergem modelos de agência e atuação profissional fortemente pautados por aspectos como juventude, mudança social e novos formatos da publicidade.

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Biografias do Autor

  • Elisa Reinhardt Piedras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação Social. Coordena o projeto de pesquisa “Rumos da pesquisa em publicidade e propaganda: mapeamento da produção acadêmica”. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais CNPq. Orientou mais de dez dissertações e teses na área da publicidade e propaganda. Publicou livros e inúmeros artigos sobre publicidade, estudos de recepção e consumo em periódicos brasileiros da área da comunicação.

  • Rômulo Oliveira Tondo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrante do grupo de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais CNPq. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).

  • Anderson Alves Scherer , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrante do grupo de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais CNPq.

  • Rafaela Silva Thomaz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrante do grupo de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais CNPq.

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Publicado

2022-06-30

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO Publicidade: novos formatos, novos conteúdos

Como Citar

Novas formas de atuação profissional e iniciativas emergentes na publicidade brasileira contemporânea. (2022). Comunicação Pública, 17(32). https://doi.org/10.34629/cpublica.340