Representações de género na publicidade durante a primeira vaga da pandemia de COVID-19 em Portugal

Autores

  • Ivone Ferreira Universidade Nova de Lisboa, ICNOVA
  • Paula Lobo Escola Superior de Educação de Viseu/CECS
  • Melissa Pio Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.12548

Palavras-chave:

publicidade, COVID-19, confinamento, representações de género, marcas

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre representações e estereótipos de género na publicidade, durante o período correspondente ao primeiro confinamento nacional, de março a maio de 2020. O objetivo deste estudo é analisar a representação de homens e mulheres nos anúncios televisivos emitidos em prime time, bem como a forma como as marcas se relacionam com o contexto pandémico através do slogan.
Para o efeito foi usada uma metodologia que combina os modelos de Wasike (2017), Baker (2005) e Saborit (2012) e que agrega sete categorias de análise.
A análise realizada revelou discrepâncias de género nas representações dos diferentes papéis sociais nos conteúdos publicitários. Um traço comum encontrado nos conteúdos analisados foi o predomínio de cenários interiores, algo que retrata o contexto de confinamento vivido pela população; contudo, estes cenários são representados com significados distintos para as mulheres (cozinha, sala, varanda) e para os homens (o local de trabalho).
Estas diferenças adquirem particular relevância científica, tendo em conta que os conteúdos publicitários em momentos de mudança social assumem um papel especialmente importante na construção de novos significados associados às alterações de contexto.

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Biografias do Autor

  • Ivone Ferreira, Universidade Nova de Lisboa, ICNOVA

    Assistant professor in the Department of Communication Sciences at the Faculty of Social Sciences, Universidade Nova de Lisboa, and researcher at ICNOVA. Coordinator of SOPCOM's Advertising WG. Area of expertise: Strategic communication.

    Universidade Nova de Lisboa, ICNOVA
    Avenida de Berna, 26-C
    1069-061 Lisboa

  • Paula Lobo, Escola Superior de Educação de Viseu/CECS

    Assistant Professor at Polytechnic Institute of Viseu. Researcher at CECS. Area of expertise: Gender Studies and Strategic communication.

    Escola Superior de Educação de Viseu/CECS
    Rua Maximiano Aragão;
    3504 - 501 Viseu

  • Melissa Pio, Universidade Nova de Lisboa

    PhD Student in Communication Sciences-field of Strategic Comunication at the Faculty of Social Sciences, Universidade Nova de Lisboa, and collaborator at ICNOVA.

    Universidade Nova de Lisboa,
    Avenida de Berna, 26-C
    1069-061 Lisboa

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Publicado

2021-07-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens

Como Citar

Representações de género na publicidade durante a primeira vaga da pandemia de COVID-19 em Portugal. (2021). Comunicação Pública, 16(30). https://doi.org/10.4000/cp.12548