Os idosos e as memórias gustativas em tempos de pandemia
Filipa Gomes e o discurso de saúde do óleo Fula
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.11744Palavras-chave:
memória, consumo alimentar, comunicação publicitária, envelhecimento, saúde perfeitaResumo
Este trabalho tem o propósito de analisar os discursos aplicados pela campanha publicitária de um óleo português, Cozinhar é um ato de amor. Conversar também., difundida no Natal de 2020, um dos momentos de agravamento da pandemia causada pela COVID-19 e das impostas limitações de encontro entre as pessoas. Focado no papel que ocupam a memória e o idoso na sociedade contemporânea, o princípio da memória coletiva contribuiu para buscar as respostas para a pergunta: como a publicidade constitui vínculos entre os consumidores e os produtos alimentares que escapam aos discursos da saúde perfeita? Amparado pela semiótica da cultura e pelos discursos ligados aos programas biopolíticos que agem na esfera comunicacional, este estudo conferiu que os discursos mnêmicos se tornam estratégicos para convocar ao consumo de alimentos enquadrados como nocivos pelos ditames da saúde.
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