Competência midiática, publicidade e pandemia

um estudo sobre a comunicação das marcas na TV brasileira

Autores

  • Letícia Torres Americano Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luma Perobeli Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gustavo Furtuoso Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.12344

Palavras-chave:

publicidade, pandemia, competência midiática, consumo, literacia midiática

Resumo

O consumo, enquanto fenômeno da cultura contemporânea, é promovido pela publicidade, disseminando mensagens das marcas no cotidiano das pessoas. No contexto da COVID-19, doença global que forçou um grande período de mudanças de hábitos no Brasil, este artigo destaca a relação entre consumo, publicidade e pandemia. Nesse sentido, este trabalho busca analisar os discursos das peças publicitárias exibidas nos intervalos comerciais do Fantástico e do Jornal da Band, no período inicial da pandemia. Sob o prisma da competência midiática (Ferrés & Piscitelli, 2015), nossa análise concentrar-se-á nas dimensões Estética, Linguagem e Ideologia e valores.

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Biografias do Autor

  • Letícia Torres Americano, Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora

     

    Doutora em Comunicação, Cultura e Arte, pela Universidade do Algarve (UAlg), Portugal. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil. É Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação da UFJF e Pesquisadora Associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, sendo vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática. Participa da coordenação do Observatório da Qualidade no Audiovisual da UFJF e é membro da Alfamed – Rede Interuniversitária Euroamericana de Investigação sobre Competências Midiáticas para a Cidadania.

    Faculdade de Comunicação Social,
    Universidade Federal de Juiz de Fora
    Rua José Lourenço Kelmer, s/n,
    Campus Universitário – São Pedro,
    Juiz de Fora - MG,
    36036-330

     

  • Luma Perobeli, Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Graduanda do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil. Bolsista do Observatório da Qualidade no Audiovisual, em que desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nos projetos Consumo, Publicidade e Literacia Midiática e Competência midiática audiovisual: a formação do olhar. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática, da UFJF.

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    Universidade Federal de Juiz de Fora
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    Campus Universitário – São Pedro,
    Juiz de Fora - MG,
    36036-330

  • Gustavo Furtuoso, Faculdade de Comunicação Social, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Graduando do curso de Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil. Membro do Observatório da Qualidade no Audiovisual, no qual realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão nos projetos Consumo, Publicidade e Literacia Midiática e Competência midiática audiovisual: a formação do olhar. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática, da UFJF. Bolsista no projeto de extensão em interface com a pesquisa Cidadania Digital e Fake News, da UFJF.

    Faculdade de Comunicação Social,
    Universidade Federal de Juiz de Fora
    Rua José Lourenço Kelmer, s/n,
    Campus Universitário – São Pedro,
    Juiz de Fora - MG,
    36036-330

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Publicado

2021-06-30

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens

Como Citar

Competência midiática, publicidade e pandemia: um estudo sobre a comunicação das marcas na TV brasileira. (2021). Comunicação Pública, 16(30). https://doi.org/10.4000/cp.12344