Competência midiática, publicidade e pandemia
um estudo sobre a comunicação das marcas na TV brasileira
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.12344Palavras-chave:
publicidade, pandemia, competência midiática, consumo, literacia midiáticaResumo
O consumo, enquanto fenômeno da cultura contemporânea, é promovido pela publicidade, disseminando mensagens das marcas no cotidiano das pessoas. No contexto da COVID-19, doença global que forçou um grande período de mudanças de hábitos no Brasil, este artigo destaca a relação entre consumo, publicidade e pandemia. Nesse sentido, este trabalho busca analisar os discursos das peças publicitárias exibidas nos intervalos comerciais do Fantástico e do Jornal da Band, no período inicial da pandemia. Sob o prisma da competência midiática (Ferrés & Piscitelli, 2015), nossa análise concentrar-se-á nas dimensões Estética, Linguagem e Ideologia e valores.
Downloads
Referências
Bauman, Z. (2008). Vida para consumo: A transformação de pessoas em mercadoria. Jorge Zahar.
Borges, G. (2014). Qualidade na TV pública portuguesa. Análise dos programas do canal 2. Ed. UFJF.
Burrowes, P. & Rett, L. (2016). Obs. – Observatório de Publicidade Expandida: uma proposta de leitura crítica da publicidade. Comum, Facha, 17(39), 342-355. https://bit.ly/3dSAIBB
Ferrés, J. & Piscitelli, A. (2015) Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, 9(1), 1-16. https://bit.ly/3bLtkoL
Fidalgo, A. (2010). Da Retórica às Indústrias da Persuasão. In H. Ribeiro (ed.), Rhetoric and Argumentation in the Beginning of the XXIst Century (pp. 231-246). Coimbra University Press.
Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. Aleph.
Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Sextante.
Livingstone, S. (2004). Media Literacy and the Challenge of New Information and Communication Technologies. The Communication Review, 7(1), 3-14.
DOI : 10.1080/10714420490280152
Lopes, P. (2015). Avaliação de competências de literacia mediática: Instrumentos de recolha de informação e opções teórico-metodológicas. Revista Media & Jornalismo, 15(27), 44-69. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_27_2
DOI : 10.14195/2183-5462_27_2
Machado, M., Burrowes, P. & Ret, L. (2020). Proposta de um Modelo de Literacia para as Novas Enunciações Publicitárias. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, 19(40), 124-143. https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/40462/pdf
Martins, J. (2008). Redação Publicitária: teoria e prática. Atlas.
Richardson, J. & Milovidou, E. (2017). Digital Citizenship: multi-stakeholder consultation report, v. 2. Council of Europe.
Sant’anna, A., Rocha Júnior, I. & Garcia, L. (2016). Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. Cengage Learning.
Semprini, A. (2010). A Marca Pós-Moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. Estação das Letras e Cores.
Tavares, M. & Martins, T. (2020). Literacia mediática e publicidade: proposta de uma metodologia para análise de conteúdos publicitários audiovisuais. Tríade: Revista De Comunicação, Cultura E Mídia, 8(19), 192-220. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p192-220
DOI : 10.22484/2318-5694.2020v8n19p192-220
Torres, L. (2019). A Construção Colaborativa da Comunicação das Marcas nas Redes Sociais: engajamento, interação e literacia dos media. [Tese de Doutorado em Comunicação, Universidade do Algarve].
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.