Fotografia e propaganda colonial. Notas sobre uma união de interesses na primeira década do Estado Novo
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.1966Palavras-chave:
Propaganda colonial, fotografia, “colonialismo visual”Resumo
As ligações entre o discurso da propaganda colonial e o discurso fotográfico contribuíram para criar, nos primeiros anos do Estado Novo, uma imagem dos territórios africanos sob domínio colonial (incluindo a terra, os seus habitantes e respetivas culturas) que permaneceu muito após o final do regime e do processo de descolonização. Neste texto são delineados os princípios em que assenta este feixe de ligações, a partir de duas publicações que têm Henrique Galvão como figura central: a revista Portugal Colonial e o álbum Outras Terras, Outras Gentes.
Downloads
Referências
Anderson, B. (2005). Comunidades Imaginadas. Reflexões sobre a Origem e a Expansão do Nacionalismo. Lisboa: Edições 70.
Anónimo (1951). Vão ver como se penteiam e adornam as beldades da província de Angola na exposição que, por iniciativa da Agência Geral das Colónias se inaugura esta tarde no Secretariado Nacional de Informação. O Século, Março.
Barthes, R. (1998). Câmara Clara. Lisboa: Edições 70.
Bhabha H. (2006). The Location of Culture. London and New York: Routledge. DOI : 10.4324/9780203820551 good / bad
Campos, A. (1931). A Fé e o Império, Portugal Colonial. Revista de Propaganda e Expansão Colonial, 1(I), março: 5-6.
Carvalho, C. & Cabral, J. (2004). A Persistência da História. Passado e Contemporaneidade em África. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Castelo, C. & Mateus, C. (2014). “Etnografia Angolana” (1935-1939): histórias da coleção fotográfica de Elmano Cunha e Costa. In: Vicente, F. (org.) O Império da Visão. Fotografia no contexto colonial português (1860-1960). Lisboa: Edições 70: 85-106.
Cunha e Costa, E. (1946). Catálogo da Exposição de Etnografia Angolana (Prefácio). Lisboa: Agência Geral das Colónias.
Decreto – Lei 12.485 de 13 de Outubro de 1926.
Decreto n.º 18.570, de 8 de julho de 1930.
Dubois, P. (1992). O Acto Fotográfico. Lisboa: Vega.
Galvão, H. (1931). Portugal Colonial. Uma apresentação. Portugal Colonial. Revista de Propaganda e Expansão Colonial, 1(I), março: 1-2.
Galvão, H. (1934). A Função Colonial de Portugal. Razão de Ser da Nacionalidade. s/l: Edições da 1ª Exposição Colonial Portuguesa.
Galvão, H. (1936). O Império. Lisboa: Edições SPN.l
Galvão, H. (1944). Outras Terras, Outras Gentes (vol.I). Porto: Imprensa do Jornal de Notícias.
Mirzoeff, N. . (ed.) (1998). The Visual Culture Reader. London and New York: Routledge.
Monteiro, A. (1931). O país dos quatro impérios. In Boletim da Agência Geral das Colónias. Lisboa: Agência Geral das Colónias.nº 78: 9-26
Monteiro, A. (1933). Os Portugueses na Colonização Contemporânea. Lisboa: Agência Geral das Colónias.
Quintero, A. (2011). História da Propaganda Politica. Lisboa: Planeta Editora.
Ryan, J. (2014). Introdução. Fotografia Colonial. In: Vicente, F. (org.) O Império da Visão. Fotografia no contexto colonial português (1860-1960). Lisboa: Edições 70: 31-42.
Smith, T. (1998). Visual regimes of colonization. Aboriginal seeing and European vision in Australia. In: Mirzoeff N. (ed.). The Visual Culture Reader. London and New York: Routledge.
Szarkowski, J. (2007). The Photographer's Eye: A Way of Seeing. New York: Museum of Modern Art.
Vicente, F. (org.) (2014). O Império da Visão. Fotografia no Contexto Colonial Português (1860-1960). Lisboa: Edições 70.
Wilder, G. (2005). The French Imperial Nation-State: Negritude& Colonial Humanism between the Two World Wars. Chicago: The University of Chicago Press.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.