A pandemia e a publicidade

pistas para futuras reflexões

Autores

  • Cristina Santos Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.12119

Palavras-chave:

comunicação, publicidade, consumo, digital, pandemia

Resumo

Numa sociedade caracterizada por uma trilogia contemporânea – consumo, tecnologia e comunicação –, a pandemia trouxe novos desafios. São vários os impactos no tecido social, apreendidos através de uma revisão da literatura, visando a conceptualização da problemática. O objetivo é identificar dinâmicas emergentes, num exercício despretensioso que pretende facultar pistas para futuras reflexões. Detetámos o refreamento das práticas de consumo; a alteração da hierarquização dos critérios de escolha dos processos de decisão de compra; a premência da presença das marcas nas plataformas digitais; e a pluralidade, a democratização e a humanização da comunicação, em que o discurso publicitário se apresenta como um processo dilemático, que pulula entre uma vertente racional, dado o paradigma do consumo minimalista, e uma dimensão emotiva, relevante num mercado tão competitivo como o virtual.

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Biografia do Autor

  • Cristina Santos, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

    Cristina Santos é professora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e investigadora no CICANT, trabalhando problemáticas ligadas à comunicação estratégica, à publicidade e ao consumo. Doutorada em sociologia (ISCTE-IUL), na área do consumo, possui várias formações intermédias complementares em temáticas associadas à criatividade e tem publicado artigos (com arbitragem científica) em revistas nacionais e internacionais e apresentado comunicações em congressos nacionais e internacionais.

    Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
    Campo Grande, 376
    1749-024, Lisboa

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Publicado

2021-07-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens

Como Citar

A pandemia e a publicidade: pistas para futuras reflexões. (2021). Comunicação Pública, 16(30). https://doi.org/10.4000/cp.12119