Estudos sobre a cultura científica no Brasil e no Canadá

ações de comunicação pública da ciência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de Ottawa (UOttawa)

Autores

  • Adriana Cristina Omena Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.12789

Palavras-chave:

comunicação pública, cultura científica, legislação

Resumo

O artigo apresenta pesquisa sobre os usos da comunicação pública da ciência em instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no Canadá. A proposta foi, ao estudar a cultura científica, apresentar similaridades e diferenças nos usos da comunicação pública (CP) em instituições, bem como no marco regulatório referente a ciência, tecnologia e inovação nos dois países. Trata-se de pesquisa descritiva, documental e de campo que realizou um levantamento do marco regulatório e das ações governamentais de comunicação da ciência, acompanhado de observação participante e entrevistas. Os resultados indicam que os dois países se encontram em momentos diferentes no que diz respeito à divulgação científica. Existem iniciativas para divulgação de ciência nos dois países, com uma predominância de resultados positivos encontrados no Canadá e a superioridade deste país em alfabetização e cultura científica. No Brasil alguns dos sites das instituições brasileiras procuram apresentar melhor os esforços realizados ou programas voltados para tal fim.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barata, G. (2018). Science communication in Brazil: A step forward. In: Marec, L. L.& Schiele, B. Cultures of science. Journeés Internacionales de la culture scientifique (2017, pp. 15-20). Montreal, Canadá: ACFAS.

Bauer, M. W. (2012). Science culture and indicators. In: Schiele, B., Claessens, M. & Shi, S. Science Communication in the world: practices, theories and trends (pp. 295 – 312). Berlin, Alemanha: Springer.

Brandão, E. P. (2009). Conceito de Comunicação pública. In: Duarte, J. (org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público (2.ª ed.). São Paulo, Brasil: Atlas.

Brasil. (2003, nov.) Diretrizes de Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior. Ministério da Ciência e Tecnologia. Brasília, Brasil: Casa Civil/PR.

CGEE (2017). A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública de C&T no Brasil – 2015. Centro de gestão e estudos estratégicos. Brasília, Brasil: DF, CGEE.

Haswani, M. F. (2013). Comunicação Pública: bases e abrangências. São Paulo, Brasil: Saraiva.

Liedtke, P. & Curtinovi, J. (2016). Comunicação pública no Brasil: passado, presente e futuro. Varia. 11(20).

Manso, B. L. C. (2015a). Processos de construção da cultura científica: a comunicação pública da ciência e os aspectos jurídicos-legislativos. XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. XVI ENANCIB. 26 a 30 de outubro. João Pessoa, PB. Disponível em <http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/view/3088/1121> [Consult. em 21 fevereiro 2017].

Manso, B. L. C. (2015b). A comunicação pública da ciência luz da ciência aberta: repensando o cidadão como sujeito informacional. XVI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. XVI ENANCIB. 26 a 30 de outubro. João Pessoa, PB. Disponível em <http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/view/3088/1121> [Consult. em 21 fevereiro 2017].

Miller, J. D., Pardo, R. & Niwa, F. (1997). Public perceptions of Science and technology: a comparative study of the European Union, the United States, Japan, and Canada. Bilbao, Espanha: Fundación BBV.

Polcuch, E. F., Bello, A. & Massarani, L. (2015). Políticas públicas e instrumentos para el desarollo de la mcultura científdica en América Latina. In: Massarani, L., RedPOP: 25 años de popularizaión de la ciencia en América Latina (pp. 111 – 131). Rio de Janeiro, Brasil: Fio Cruz, Montevideo: RedPOP &Unesco.

Polino, C. & Castelfranchi, Y. (2012). The ‘Communicative Turn’ in contemporary techno-science: Latin American Approaches and global tendencies. In: Schiele, B.; Claessens, M.; Shi, S., Science Communication in the word: practices, theories and trends (pp. 3-18). Springer.

Porto, C. M. (2011) Um olhar sobre a definição de cultura e de cultura científica. In: Porto, C.M., Brotas, A. & Bortoliero, S. T. (orgs.). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas (pp. 93 – 122). Salvador, Brasil: Edufba.

Rocha, M., Massarani, L. & Pedersoli, C. (2017). La divulgación de la ciência en América Latina: términos, definiciones y campo académico. In: Massarani, L. et al, Aproximaciones a la investigación en divulgación de la ciencia en América Latina a partir de sus artículos académicos (pp. 39-58). Rio de Janeiro, Brasil: Fiocruz - COC.

Schiele, B. & Landry, A. (2012) The development of science communication studies in Canada. In: Schiele, B., Claessens, M. & SHI, S., Science Communication in the word: practices, theories and trends (pp. 33-63). Berlim, Alemanha: Springer.

Sodré, M. (2015). A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Rio de Janeiro, Brasil: Ed. Vozes.

Tavares, A. F. (2016) Comunicação pública e acesso à informação: o interesse público presente nas produções da assessoria de imprensa da prefeitura de Santarém (PA) (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil. Disponível em https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17614 [Consult. em 1 agosto 2019].

Vogt, C. & Morales, A. (2015) O discurso dos indicadores de C&T e de sua percepção. ComCiência: revista eletrônica de jornalismo científico, 166. Disponível em <http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=111&id=1333> [Consult. em 10 março. 2017].

Vogt, C.; & Polino, C. (2003). Percepção pública da ciência: resultados da pesquisa na Argentina, Brasil, Espanha e Uruguai. Campinas, SP, Brasil: Editora Unicamp /Fapesp.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Como Citar

Estudos sobre a cultura científica no Brasil e no Canadá: ações de comunicação pública da ciência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de Ottawa (UOttawa). (2021). Comunicação Pública, 14(27). https://doi.org/10.4000/cp.12789