Ícones culturais vintage na comunicação turística de Lisboa

Autores

  • Thaís Yamanari Ferreira Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa
  • Raquel Barbosa Ribeiro Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa
  • Célia Belim Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.6747

Palavras-chave:

comunicação turística, vintage, ícones culturais, Lisboa, omnicanal

Resumo

As cidades vivem momentos de afirmação turística e estudos demonstram que a promoção dos ícones culturais favorece a escolha das cidades enquanto destinos turísticos. Os ícones culturais assentam em aspetos das cidades desaparecidos ou em desaparecimento, aptos a serem mitificados e percebidos como representativos de uma cultura. Este artigo aborda os ícones culturais vintage na comunicação do turismo de Lisboa, pretendendo compreender como são utilizados na comunicação visual da cidade numa perspetiva omnicanal. Esta investigação analisou semiologicamente capas do guia Follow Me Lisboa (em papel) e imagens do sítio web do Turismo de Lisboa (online) que utilizam ícones da cidade. Um inquérito por questionário revelou perceções de turistas nacionais e estrangeiros sobre os ícones culturais da cidade, enquanto uma entrevista semiestruturada em profundidade identificou as principais intenções de comunicação da Associação do Turismo de Lisboa (ATL). Os resultados indicam que a comunicação da cidade de Lisboa utiliza pouco os seus ícones culturais vintage, apesar da nostalgia e autenticidade que os inquiridos associam à cidade. A clivagem entre os objetivos da ATL e a perceção do público sobre Lisboa permite identificar oportunidades de melhoria na comunicação turística omnicanal da cidade.

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Biografias do Autor

  • Thaís Yamanari Ferreira, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

    Licenciada em Comunicação Social – Universidade Estadual de Londrina e mestranda em Comunicação Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa. Investiga a tendência vintage enquanto estratégia de comunicação e marketing e atualmente exerce funções profissionais na área de Gestão de pessoas.

  • Raquel Barbosa Ribeiro, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

    Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa, onde é Professora Auxiliar Convidada. É empresária de Marketing, Comunicação e Turismo. Investiga consumo sustentável, poupança e literacia financeira; tendências de marketing e comunicação nas organizações e marketing e comunicação do turismo. Em 2018, recebeu o Prémio de Mérito Científico Investigação Avançada CGD-ISCSP em Ciências da Comunicação (com Jaime Fonseca e Isabel Soares) e em Estudos Africanos (com Filipa Fernandes); em 2017, o Prémio ISCSP-Investigação “Investigadores do CAPP” e Menção Honrosa do Prémio de Mérito Fundação D. Pedro IV (com Isabel Soares).

  • Célia Belim, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

    Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), lecionando em Ciências da Comunicação (CC) desde 2000. Atualmente, é coordenadora executiva do 1.º ciclo da área científica. É doutora em Ciências Sociais, na especialidade de CC. Coordena os projetos “Agendas e comunicação” e “Comunicar saúde”, associados ao Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP). Desde 2000, participa em várias conferências e publica sobre os seus focos de interesse, tendo publicado, a convite pela Rowman & Littlefield Publishers. Recebeu quatro prémios académicos, entre eles o prémio de Mérito Científico Investigação Avançada CGD-ISCSP em CC em 2019 e 2020.

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Publicado

2021-09-16

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: A comunicação omnicanal em turismo

Como Citar

Ícones culturais vintage na comunicação turística de Lisboa. (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.6747