Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT

Autores

  • Paula Cordeiro Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.5516

Palavras-chave:

jornalismo, lifestyle, comunicação digital, sociedade de consumo

Resumo

As mudanças recentes no mundo são resultado de uma conjugação de fatores que têm a tecnologia como seu motor e a utilização que dela fazemos como elemento acelerador. Na comunicação e no jornalismo há novos desafios e oportunidades. O jornalismo lifestyle assume-se como um campo fértil para investigação, em face da necessidade de definição das suas características e relação com a sociedade de consumo. Este artigo procura explorar a forma como os conteúdos da publicação digital de lifestyle NiT se configuram como jornalismo lifestyle, considerando-o um elemento fundamental para a definição do estilo de vida dos indivíduos em sociedade. Através da análise do tipo de conteúdos privilegiados por esta publicação, particularizando a secção “compras”, subsecção “lojas e marcas”, este artigo procura identificar as características dos artigos mais lidos nesta secção para elaborar uma reflexão sobre o jornalismo lifestyle, identificar a existência de referências diretas a marcas, produtos ou serviços e, eventualmente, poder relacionar as referências encontradas com os anunciantes da publicação.

 

Downloads

Referências

Ang, I. (1991). Desperately Seeking the Audience. Londres, Reino Unido: Routledge.

Balsemão, F. P. (1971). Informar ou depender? Lisboa, Portugal: Edições Ática.

Bell, D., & Hollows, J. (2005). Ordinary lifestyles: Popular media, consumption and taste. Berkshire, Reino Unido: Open University Press.

Boczkowski, P. J. & Ferris, J. A. (2005). Multiple Media, Convergent Processes, and Divergent Products: Organisational Innovation. Digital Media Production at a European Firm. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science, 597(1), 32–47.

Bjur, J. et al. (2014). Cross-Media Use - Unfolding complexities in contemporary audiencehood. In Carpentier, N., Schroder, K. C. & Hallet, L. (Eds.), Audience Transformations: shifting audience positions in late modernity (pp. 15-29). Londres, Reino Unido: Routledge.

Boyd, D. (2014). It's Complicated: The Social Lives of Networked Teens. New Haven, Estados Unidos da América: Yale University Press.

Bruns, A. (2007). Produsage: Towards a Broader Framework for User-Led Content Creation. In Creativity and Cognition: Proceedings of the 6th ACM SIGCHI conference on Creativity & cognition. Washington, D.C., Estados Unidos da América: ACM Press.

Bruns, A. (2008). Blogs, Wikipedia, Second Life and Beyond: From Production to Produsage. Nova Iorque, Estados Unidos da América: Peter Lang.

Couldry, N. & Hepp, A. (2016). The Mediated Construction of Reality. Cambridge, Reino Unido: Polity.

Cordeiro, P. (2010). A Rádio e as Indústrias Culturais. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte.

Cordeiro, P. (2012). A rádio como meio social: tendências de consumo e modelos de negócio. Comunicação e Sociedade. V. 20-2011: 115-129.

Cordeiro, P., Damásio, M., Starkey, G., Botelho, I., Dias, P., Ganito, C.,,...& Henriques, S. (2014). Networks of belonging: interaction, participation and consumption of mediatised content. In Carpentier, N., Schroder, K. C. & Hallet, L. (Eds.), Audience transformations: shifting audience positions in late modernity (pp. 101-122). Londres, Reino Unido: Routledge

Cordeiro, P., Mendes, A., Mascarenhas, J. & Lameira, S. (2014). Entertainment Media: Times of Branded Content. In R. Ozturk (Ed.). Handbook of Research on the Impact of Culture and Society on the Entertainment Industry (pp. 461-481). Hershey, PA: Information Science Reference.

Curran, J. (2010). The Future of Journalism, Journalism Studies, 11(4), 464-476.

Deuze, M. (2012). Media Life. Cambridge, Reino Unido: Polity.

Deuze, M. (2016). Living in Media and the Future of Advertising, Journal of Advertising, 45(3), 326-333.

Esteves, J. P. (Org.). (2002) Comunicação e Sociedade. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte.

Fenton, N. (2010). New Media, Journalism and Democracy: Figments of a Neo-Liberal Imagination? Revista Media & Jornalismo, nº 17, 9(2) - Outono Inverno 2010, 41-52.

Fuchs, C. (2014). Social Media: A Critical Introduction. Londres, Reino Unido: Sage.

Fuchs, C. (2008). Internet and Society. Social Theory in the Information Age. Nova Iorque, Estados Unidos da América: Routledge.

Hanusch, F. (2012). Broadening the focus: The case for lifestyle journalism as a field os scholarly inquiry. Journalism Practice, 6(1), 2-11.

Hanush, F. & Hanitzsch, T. (2013). Mediating orientation and self-expression in the world of consumption: Australian and German lifestyle journalists’ professional views. Media, Culture & Society, 35(8), 943-959.

Herring, S. C. (2004). Computer-Mediated Discourse Analysis: An Approach to Researching Online Behaviour. In: Barab, S.; Kling, R & Gray, J. H. (Eds.). Designing for virtual communities in the service of learning. Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press.

Hille, S., & Bakker, P. (2013). I like news. Searching for the ‘Holy Grail’ of social media: The use of Facebook by Dutch news media and their audiences. European Journal of Communication, 28(6), 663–680.

Hollows, D., & Hollows, J. (Eds.). (2005). Ordinary lifestyles: popular media, consumption and taste. Maidenhead, Estados Unidos da América: Open University Press.

Jenkins, H. (2006). Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. Nova Iorque, Estados Unidos da América: New York University Press.

McChesney, R. (2003). The Problem of Journalism: a political economic contribution to an explanation of the crisis in contemporary US journalism. Journalism Studies. 4. 299-329.

McChesney, R. & Nicols, J. (2010). The Death and Life of American Journalism: The Media Revolution that Will Begin the World Again. Filadélfia, Estados Unidos da América: Nation Books.

McChesney, R. & Picard, V. (2011). Will the Last Reporter Please Turn Out the Lights: The Collapse of Journalism and What Can be Done to Fix it. Nova Iorque, Estados Unidos da América: New Press.

Noci, J. D. & Ayerdi, K. M. (1999). Periodismo en Internet. Modelos de la prensa digital. Bilbao, Espanha: Universidad del País Vasco.

O’Neil, B. et al. (2014). The Democratic (Media) Revolution: a parallel genealogy of political and media participation. In Carpentier, N., Schroder, K. C. & Hallet, L. (Eds.), Audience Transformations: shifting audience positions in late modernity (pp. 123-142). Londres, Reino Unido: Routledge.

Patterson, T. E., Doing Well and Doing Good (Dezembro 2000). KSG Working Paper No. 01-001. Disponível em: https://ssrn.com/abstract=257395 ou http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.257395

Papacharissi, Z. (2011). A networked self: Identity, community and culture on social network sites. Nova Iorque, Estados Unidos da América: Routledge.

Pavlik, J. (2001). Journalism and new media. New York, Estados Unidos da América: Columbia University Press.

Pettman, D. (2015). Infinite Distraction: Paying Attention to Social Media. Cambridge, Reino Unido: Polity.

Picard, R. G. (2004). Commercialism and Newspaper Quality. Newspaper Research Journal, 25(1), 54–65.

Ryfe, D. (2012). Can Journalism Survive? An Inside Look at American Newsrooms. Cambridge, reino Unido: Polity

Reinemann, C., Stanyer, J., Scherr, S. & Legnante, G. (2012). “Hard and soft news: A review of concepts, operationalizations and key findings”. Journalism, 13(2), 221–239.

Reuters Institute for the Study of Journalism (2016). Digital News Report. Londres, Reino Unido: University of Oxford. Disponível em http://www.digitalnewsreport.org.

Reuters Institute for the Study of Journalism. (2019). Digital News Report. Londres, Reino Unido: University of Oxford. Disponível em http://www.digitalnewsreport.org.

Ritzer, G. (2014). Prosumption: Evolution, revolution, or eternal return of the same? Journal of Consumer Culture, 14(1), 3–24.

Silverstone, R. (1999). Why Study the Media? London, Reino Unido: Sage

Sebastião, S. (2012). Formatos da Publicidade Digital: sistematização e desambiguação. Comunicação e Sociedade, 19, 13-24.

Shoemaker, P. J. & Cohen, A. A. (2006). News around the world: Practicioners, content and the public. Oxford, Reino Unido: Routledge.

Sousa, J. P. (2000). As Notícias e os seus Efeitos. As Teorias do Jornalismo e dos Efeitos Sociais dos Media Jornalísticos. Coimbra, Portugal: Minerva Editora.

Kristensen, N. N. & From, U. (2012). Lifestyle Journalism, Journalism Practice, 6(1), 26-41

Küng, L., Picard, R. G. & Towse, R. (Eds). (2008) The Internet and the Mass Media. Londres, Reino Unido: Sage.

Ryfe, D. (2012). Can Journalism Survive? An Inside Look at American Newsrooms. Cambridge, Reino Unido: Polity.

Tuchman, G. (1972). Objectivity as Strategic Ritual: An Examination of Newsmen’s Notions of Objectivity. American Journal of Sociology, 77(4), 660-679.

Toffler, A. (1971). Future Shock. Londres, Reino Unido: Pan.

Wilding, D., Fray, P., Molitorisz, S. & McKewon, E. (2018). The Impact of Digital Platforms on News and Journalistic Content. University of Technology, Sidney, Austrália: NSW.

Downloads

Publicado

2021-09-21

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Desinformação, Jornalismo e Modelos de Negócio

Como Citar

Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT . (2021). Comunicação Pública, 14(27). https://doi.org/10.4000/cp.5516