Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT

Autores

  • Paula Cordeiro Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.5516

Palavras-chave:

jornalismo, lifestyle, comunicação digital, sociedade de consumo

Resumo

As mudanças recentes no mundo são resultado de uma conjugação de fatores que têm a tecnologia como seu motor e a utilização que dela fazemos como elemento acelerador. Na comunicação e no jornalismo há novos desafios e oportunidades. O jornalismo lifestyle assume-se como um campo fértil para investigação, em face da necessidade de definição das suas características e relação com a sociedade de consumo. Este artigo procura explorar a forma como os conteúdos da publicação digital de lifestyle NiT se configuram como jornalismo lifestyle, considerando-o um elemento fundamental para a definição do estilo de vida dos indivíduos em sociedade. Através da análise do tipo de conteúdos privilegiados por esta publicação, particularizando a secção “compras”, subsecção “lojas e marcas”, este artigo procura identificar as características dos artigos mais lidos nesta secção para elaborar uma reflexão sobre o jornalismo lifestyle, identificar a existência de referências diretas a marcas, produtos ou serviços e, eventualmente, poder relacionar as referências encontradas com os anunciantes da publicação.

 

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Publicado

2021-09-21

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Desinformação, Jornalismo e Modelos de Negócio

Como Citar

Jornalismo lifestyle e tendências de consumo - o caso da NiT . (2021). Comunicação Pública, 14(27). https://doi.org/10.4000/cp.5516