Nada de nada

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DOI:

https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp114-162

Palavras-chave:

King Lear, Estética do nada, A décima musa de Shakespeare, Sebastianismo, O duplo de Cordélia

Resumo

Neste artigo, discutem-se a teoria e a inspiração subjacentes à produção, realização e montagem de numa adaptação cinematográfica do Rei Lear de Shakespeare intitulada Nothing From Nothing (2024/2025). O objetivo é realçar o valor estético do nada, expondo a capacidade e o poder milagroso do nada para se criar a si próprio a partir de si próprio e para inspirar a criatividade autónoma nos outros.

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Biografia do Autor

  • David Swartz, CIEBA / CETAPS

    Nascido em Toronto no Canadá, David mudou-se para Portugal em 2014 onde estudou pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e Estudos Literários na Universidade NOVA de Lisboa (defendendo uma tese de doutoramento intitulada "Shake-speares Tenth Muse: The Will To Nothing" em 2022). As suas publicações recentes incluem duas traduções do português: The Religious Mantle de Nuno Júdice (New Meridian Arts, 2019) e Orpheu Literary Quarterly Volumes 1 & 2 (New Meridian Arts 2022). A sua adaptação cinematográfica do Rei Lear de Shakespeare estreará em Espanha e Portugal em abril de 2025.

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Publicado

2024-12-20

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Nada de nada. (2024). RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, 1(2), 114-162. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp114-162