Teatro cósmico: o estado em movimento do Teatro
DOI:
https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp144-157Palavras-chave:
Teatro, Estudos de teatro, Arte contemporânea, Estética, MediumResumo
O termo “teatro” tem vindo a perder alguma preponderância, optando muitas artistas e também a academia, por nomes como “artes performativas” ou “artes cénicas” ou “artes vivas”. Esta busca de uma maior abrangência com a alteração de nomenclatura segue uma tendência com raízes antigas, mas que hoje se apresenta mais confiante. Ao teatro do início do sec. XX como lugar da confluência de diferentes disciplinas e artes, responde a possibilidade de hoje encontrarmos nas salas de espetáculo objetos que, não só abraçaram essa pluralidade, como se distanciaram de uma essência que os irmanava. Usando vocabulário e pensamento extraído do campo da arte contemporânea, este ensaio procura descrições mais capazes de abarcar a pluralidade de certos espetáculos de teatro e artes performativas, partindo do princípio de que se, por um lado, as categorias são formas obsoletas e conservadoras para deles falar, também são elas que permitem o seu reconhecimento social.
Downloads
Referências
Auslander, Philip. 1997. From Acting to Performance. New York, London: Routledge.
Duplan, Anaïs. 2016. Take This Stallion. New York: Brooklyn Arts Press.
Fuchs, Elinor. 1996. The Death of Character. Perspectives on Theater After Modernism. Bloomington, Indianapolis: Indiana University Press.
Higgins, Dick. 2007. Horizons. [n.p.]: ubu editions.
Krauss, Rosalind.1997. “‘… And Then Turn Away?’ An Essay on James Coleman”. October 81: 5-33. https://doi.org/10.2307/779016.
_________. 2000. “A Voyage on the North Sea”: Art in the Age of the Post-Medium Condition. New York: Thames & Hudson.
_________. 2011. Under Blue Cup. Massachusetts, London: The MIT Press.
Lehmann, Hans-Thies. 1997. “From Logos to Landscape: Text in Contemporary Dramaturgy”, Performance Research 2 (1): 55-60. https://doi.org/10.1080/13528165.1997.10871532.
_________. 2005. Postdramatisches Theater. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren.
Russell, Legacy. 2020. Glitsch Feminism: A Manifesto. London, New York: Verso Books.
Stein, Gertrude. 1988. Lectures in America. London: Virago Press.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os artigos da revista RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro estão licenciados conforme a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação. Os artigos estão licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho, com reconhecimento da sua autoria e da sua publicação nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicado na RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, sem custos, e em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicados (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), ou que sejam submetidos durante o processo editorial, a outras revistas ou publicações. Após publicação do artigo, este não pode ser submetido a outra revista, quer em versão parcial, quer em versão integral, sem autorização da coordenação editorial da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro.