O serviço público de mídia em tempo de urgências e a necessidade de inovação em meio ao excesso
Entrevista
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.971Palavras-chave:
Serviço Público de Mídia, Comunicação Pública, Inovação Institucional, Políticas de ComunicaçãoResumo
O Doutor Jorge Duarte é uma das principais referências no amplo campo de estudos da Comunicação Pública no contexto latino-americano. Nesta entrevista — concedida aos investigadores Eloisa Galdino e Elton Bruno Pinheiro — o jornalista, relações-públicas, professor e pesquisador aprofunda o debate sobre o papel do Serviço Público de Mídia (SPM) na consolidação da democracia e na promoção da cidadania. Duarte defende que o SPM deve ser plural, transparente e socialmente relevante, superando a dependência política e os modelos tradicionais. Diante do que caracteriza como um “tempo de urgências”, destaca a necessidade de uma “inovação institucional” no SPM, com abertura a parcerias, colaboração com movimentos sociais, produção independente, jornalismo de soluções e experiências interativas. Em sua perspectiva, o caso do SPM brasileiro tem o desafio particular de apresentar o relevante em meio ao excesso, garantir confiança em meio à polarização e dar sentido de cidadania em meio à fragmentação, consolidando-se como um serviço essencial à democracia.
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