IA generativa na BBC
analisando o posicionamento de um serviço público de mídia
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.917Palavras-chave:
BBC, Jornalismo, IA Generativa, Inteligência Artificial, Serviço Público de MídiaResumo
O trabalho busca entender o posicionamento da BBC em relação à IA generativa a partir de uma análise de conteúdo qualitativa de seis materiais divulgados entre 2023 e 2025 a partir de três categorias de análise: visão da BBC sobre IA; possíveis implicações éticas e laborais; casos de uso apontados. Do ponto de vista teórico, partimos de trabalhos que abordam tanto a incorporação da IA no Jornalismo quanto a inovação em serviços públicos de mídia. Apontamos uma homogeneidade da visão da BBC, apesar de limitações nas discussões de riscos éticos, com as principais novidades sendo o reforço da necessidade de supervisão humana e de transparência junto ao público, o que surge como ponto de destaque no posicionamento.
Downloads
Referências
Antunes, R. (2023). Icebergs à deriva: o Trabalho nas plataformas digitais. Boitempo Editorial.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Edições 70.
BBC AI Transparency. (2025). BBC. https://www.bbc.co.uk/supplying/working-with-us/ai-transparency/#whentodisclosetheuseofaiincontentforaudiences
Becker, K. B., Simon, F. M., & Crum, C. (2023). Policies in parallel? A comparative study of journalistic AI policies in 52 global news organisations. https://doi.org/10.31235/osf.io/c4af9
Beckett, C., & Yaseen, M. (2023). Generating change: A global survey of what news organizations are doing with Artificial Intelligence.
Bell, E., & Owen, T. (2017). The platform press: How Silicon Valley reengineered journalism. Tow Center for Journalism.
Borchardt, A, Mushall, E., Bremme, K., Garrido, B. L., & Johanny, Y. (2025). Leading newsrooms in the age of Generative AI.
Borchardt, A., Simon, F., Zachrison, O., Bremme, K., Kurczabinska, J., & Mulhall, E. (2024). Trusted Journalism in the Age of Generative AI. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.21994.32961.
Bucci, E., Chiaretti, M., & Fiorini, A. M. (2012). Indicadores de qualidade nas emissoras públicas: uma avaliação contemporânea. Série Debates CI, (10), 1–36. https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002445084.pdf
Canavilhas, J., & Biolchi, B. (2024). Inteligência Artificial e transparência no Jornalismo. Mídia e Cotidiano, 18(2), 43–64. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.62654
Carneiro dos Santos, M., & Figueiredo, M. A. V. de (2024). Utilização de inteligência artificial generativa no jornalismo — possibilidades e desafios. Mídia e Cotidiano, 18(2), 27–42. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.62870
Craft, S., & Vos, T. P. (2016). The Discursive construction of journalistic transparency. Journalism Studies, 18(12), 1505–1522. https://doi.org/10.1080/1461670X.2015.1135754
Davies, R. T. (2023, outubro 5). Generative AI at the BBC. BBC. https://www.bbc.co.uk/mediacentre/articles/2023/generative-ai-at-the-bbc
Davies, R. T. (2024, fevereiro 28). An update on the BBC’s plans for Generative AI (Gen AI) and how we plan to use AI tools responsibly. BBC. https://www.bbc.com/mediacentre/articles/2024/update-generative-ai-and-ai-tools-bbc
Davies, R. T. (2025a, janeiro 16). An update on Generative AI (Gen AI) at the BBC. BBC. https://www.bbc.co.uk/mediacentre/2025/articles/update-generative-ai-at-the-bbc
Davies, R. T. (2025b, junho 27). BBC to launch new Generative AI pilots to support news production. BBC. https://www.bbc.co.uk/mediacentre/2025/articles/bbc-to-launch-new-generative-ai-pilots-to-support-news-production
Diakopoulos, N. (2019). Automating the news: How algorithms are rewriting the media. Harvard University Press.
Donders, K. (2021). Public Service Media in Europe: Law, theory and practice (1.ª Ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781351105569
Guidance: The use of Artificial Intelligence. (2023). BBC. https://www.bbc.co.uk/editorialguidelines/guidance/use-of-artificial-intelligence#usecases
Ioscote, F. (2025). IA Generativa: Potencial e limitações dos Large Language Models e prompts na produção de notícias. Revista UNINTER De Comunicação, 12(20), 59–80. https://doi.org/10.21882/ruc.v12i20.985
Jones, B., & Jones, R. (2019). Public service chatbots: Automating conversation with BBC News. Digital Journalism, 7(8), 1032–1053. https://doi.org/10.1080/21670811.2019.1609371
Leal Filho, L. (1997). A melhor TV do mundo: o modelo britânico de televisão. Summus Editorial.
Lindgren, S. (2023) Handbook of critical studies of Artificial Intelligence. Edward Eger Publishing.
Malar, J. P., & Saad, E. (2025). IA generativa e veículos nativos digitais: um encontro possível?. Brazilian Journalism Research, 21(2), e1728. https://doi.org/10.25200/BJR.v21n2.2025.1728
Newman, N. (2024). Journalism, media, and technology trends and predictions 2024. Digital News Project. DOI: 10.60625/risj-0s9w-z770
Nicoletti, J., & Figaro, R. (2024). Platform economy and journalism: another side to the precarious labor environment in Brazil. Observatorio (OBS*), 17(5). https://doi.org/10.15847/obsOBS17520232423
Nielsen, R. K., & Ganter, S. A. (2022). The power of platforms — Shaping Media and Society. Oxford University Press.
Paulino, F. O., Guazina, L., & Oliveira, M. (2016). Serviço público de média e comunicação pública: conceito, contextos e experiências. Comunicação e Sociedade, 30, 55–70. https://doi.org/10.17231/comsoc.30(2016).2485
Rossetti, R. (2013). Categorias de inovação para os estudos em Comunicação — Categories of innovation for communication studies. Comunicação & Inovação, 14(27), 63–72. https://doi.org/10.13037/ci.vol14n27.2262
Santaella, L., & Kaufman, D. (2024). A Inteligência artificial generativa como quarta ferida narcísica do humano. MATRIZes, 18(1), 37–53. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i1p37-53
Sellitz, C. (1974). Métodos de pesquisa nas relações sociais. Editora Pedagógica e Universitária.
Simon, F. M. (2023). Escape me if you can: How AI reshapes news organisations’ dependency on platform companies. Digital Journalism, 12(2), 149–170. https://doi.org/10.1080/21670811.2023.2287464
Simon, F. M. (2024). Artificial Intelligence in the News: How AI Retools, Rationalizes, and Reshapes Journalism and the Public Arena. Tow Center for Digital Journalism.
Van Dijck, J. (2020). Seeing the forest for the trees: Visualizing platformization and its governance. New Media & Society, 23(9), 2801–2819. https://doi.org/10.1177/1461444820940293
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Copyright (c) 2025 Author

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteúdos da Comunicação Pública estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

