Animismo e outros ensaios
sobre fotografia e cinema (2023), de Margarida Medeiros
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.907Palavras-chave:
animismo, ontologia da imagem, fotografia, cinema, fantasmagoriaResumo
Animismo e outros ensaios (2023), de Margarida Medeiros, constitui uma obra essencial para pensar a fotografia e o cinema enquanto tecnologias atravessadas por afetos, pulsões e forças invisíveis. Através de nove ensaios e um apêndice, Medeiros propõe uma leitura indisciplinar dos média, problematizando os limites ontológicos e políticos da imagem técnica. O conceito de animismo, central ao volume, serve como operador teórico para compreender a vitalidade sensível das imagens, desafiando visões racionalistas e antropocêntricas. A obra reatualiza debates sobre índice, documento, fantasmagoria, transparência e retrato, articulando uma crítica incisiva com produtivismo académico e à disciplinarização do saber. Com uma escrita ensaística e crítica, Medeiros oferece uma reflexão sobre as imagens enquanto formas de resistência e pensamento.
Downloads
Referências
Barthes, R. (1961). La Photographie dans les actualités. Communications, 1(1), 127–138.
Barthes, R. (1980/1984). A câmara clara: Nota sobre a fotografia (J. P. Monteiro, Trad.). Vega.
Epstein, J. (1921). Bonjour cinéma. Éditions de la Sirène.
Gunning, T. (1997). Tracing the individual body: Photography, detectives, and early cinema. In L. Charney & V. R. Schwartz (Eds.), Cinema and the invention of modern life (pp. 15–45). University of California Press.
Medeiros, M. (2000). Fotografia e narcisismo: O auto-retrato contemporâneo. Vega.
Medeiros, M. (2010). Fotografia e verdade: Uma história de fantasmas. Edições 70.
Medeiros, M. (2023). Animismo e outros ensaios. Sistema Solar.
Merzeau, L. (2003). Portraits de l’absence: Vers une ontologie du visage. In Figures de l'absence (pp. 55–70). CNRS Éditions.
Morin, E. (1956/2005). O cinema ou o homem imaginário (2.ª ed.). Edições 70.
Mulvey, L. (2002). Visual pleasure and narrative cinema. In A. Easthope & K. McGowan (Eds.), A critical and cultural theory reader (pp. 273–283). University of Toronto Press.
Sekula, A. (1984). Photography against the grain: Essays and photo works, 1973–1983. Press of the Nova Scotia College of Art and Design.
FILMOGRAFIA:
Beloff, Z. (2015). Exile [Filme]. Zeitgeist Films.
Benning, J. (2004). Ten skies [Filme]. CalArts.
César, F. (2011). The embassy [Instalação/filme]. Portugal.
Frazier, D. (2020). Vídeo do assassinato de George Floyd [Vídeo]. Arquivo pessoal/Twitter.
Grama, J. (2020). Matéria de paredes [Fotografia/instalação]. Portugal.
Marker, C. (1962). La jetée [Filme]. Argos Films.
Sousa Dias, S. de. (2009). 48 [Filme]. Portugal.
Sundaram, V. (2001). Tracking [Filme experimental]. Índia.
Vertov, D. (1984). O homem da câmara de filmar [Filme]. Mosfilm.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Comunicação Pública

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.