Cultura digital

mediatização, vigilância e espaço público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.872

Palavras-chave:

cultura digital, redes sociais, desinformação, vigilância, media digitais

Resumo

As transformações da cultura, promovidas quer pelo digital quer pelo desenvolvimento dos media e dos sistemas de informação e comunicação, representam um dos grandes desafios das sociedades contemporâneas. Entender tais mudanças e os seus impactos, muitas vezes profundos, torna-se parte do quotidiano, não só de profissionais da comunicação, mas de todas/os nós, cidadãs e cidadãos. Que desafios, riscos e oportunidades afloram? Que novos espaços públicos de interação e socialização estão a ser promovidos? A partir de uma abordagem transdisciplinar, o objetivo deste dossiê é promover a reflexão sobre o impacto dessas novas tecnologias numa sociedade marcada, por um lado, pela abundância de informação e dados e, por outro, por uma profunda e generalizada crise de confiança, com todo o potencial de rutura e instabilidade que lhe pode ser associado.

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Biografias do Autor

  • Silvia Valencich Frota, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Comparatistas

    Doutora em Estudos de Literatura e de Cultura, na especialidade de Cultura e Comunicação. Professora do Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas. Tópicos de interesse: nacionalismos, identidades, cidadania e cultura digital. 

  • Nuno Medeiros, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Comparatistas

    Doutor em Sociologia, Especialidade em Sociologia da Cultura, Conhecimento e Educação. Professor do Programa em Cultura e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, docente do Departamento de História da mesma faculdade e investigador do Centro de Estudos Comparatistas e do Centro de História da Universidade de Lisboa. Tópicos de interesse: livro, edição, mediação e circulação da cultura (escrita, impressa e digital), práticas e instituições culturais. 

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Publicado

2024-12-13

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Cultura digital: mediatização, vigilância e espaço público

Como Citar

Cultura digital: mediatização, vigilância e espaço público. (2024). Comunicação Pública, 19(37). https://doi.org/10.34629/cpublica.872