Desinformação nas Eleições de 2022 no Brasil

as mentiras disseminadas por apoiantes de Bolsonaro nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.832

Palavras-chave:

desinformação, redes sociais, Brasil, eleições, extrema-direita

Resumo

Embora a desinformação não seja novidade em campanhas políticas, a popularização da Internet permitiu o estabelecimento de redes de produção e distribuição em escala massiva de conteúdo falso com objetivo de favorecer ou prejudicar um candidato ou um argumento. O fenómeno das fake news está por trás das eleições de Donald Trump em 2016 e de Jair Bolsonaro em 2018. Neste artigo, analisámos 130 conteúdos de desinformação disseminados nas redes sociais e em aplicações de mensagens instantâneas por apoiantes do ex-
-presidente brasileiro durante a sua campanha falhada pela reeleição, em 2022. A colheita foi feita pelo projeto Contra Fake, que estabeleceu um sistema de combate à desinformação, descrito aqui. A partir dos dados, identificámos padrões temáticos e temporais no uso de fake news pelo bolsonarismo. Regista-se que o trabalho não teve continuidade no período pós-eleições. 

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Biografia do Autor

  • Lucas Rohan Machado, Instituto de Comunicação da Nova

    Lucas Rohan Machado é formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em 2009 pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), mestre em Novos Media e Práticas Web pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL) em 2017 e atualmente cursa o doutoramento em Ciências da Comunicação pela mesma universidade afiliado ao Instituto de Comunicação da Nova (ICNOVA) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Possui 20 anos de experiência profissional em jornalismo, incluindo reportagem e edição de rádio, televisão e internet, assessoria de imprensa e academia. É professor de jornalismo (em licença) da Urcamp, onde orientou 4 trabalhos de conclusão de curso em 2017 e 2018. Publicou, no Brasil, o livro “Novas Mídias, Novos Políticos” (Editora Porto de Ideias), sobre o uso do Twitter por políticos de quatro países.

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Publicado

2024-12-13

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Cultura digital: mediatização, vigilância e espaço público

Como Citar

Desinformação nas Eleições de 2022 no Brasil: as mentiras disseminadas por apoiantes de Bolsonaro nas redes sociais. (2024). Comunicação Pública, 19(37). https://doi.org/10.34629/cpublica.832