COVID-19

a produção multimídia dos clubes de futebol como recurso para os canais de televisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.736

Palavras-chave:

jornalismo desportivo, multimédia, COVID-19, futebol brasileiro, Redação SporTV

Resumo

Este artigo mostra de que forma os conteúdos produzidos pelos próprios canais de comunicação dos clubes de futebol do Brasil surgiram como alternativa para a mídia tradicional do país suprir as necessidades de imagens e entrevistas no início da pandemia de COVID-19, quando houve suspensão das principais competições esportivas pelo mundo – incluindo treinamentos. O estudo foi desenvolvido tendo como objeto de análise o Redação SporTV, do canal SporTV, escolhido por ter sido o primeiro programa de telejornalismo esportivo do Brasil adaptado ao formato home office. Assim, foi mantido no ar mesmo no momento da pandemia em que os profissionais da emissora, que havia sido líder de audiência em 2019, foram orientados a entrar em confinamento. Como metodologia utilizou-se a análise de conteúdo – aplicada a um total de 30 programas gravados em dois intervalos – associada à entrevista, de modo a obter resultados mais precisos e complexos.

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Biografia do Autor

  • Caroline Patatt, Universidade da Beira Interior

    Caroline Patatt é brasileira, investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em Portugal, doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior (UBI – Portugal), Mestre em Jornalismo pela UBI, com especialização em jornalismo esportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS –Brasil). Por mais de 15 anos atuou especialmente como repórter, editora e apresentadora de televisão, desenvolvendo a maior parte de sua carreira voltada ao jornalismo esportivo. Participou da cobertura de grandes eventos, como Jogos Olímpicos, Copas do Mundo e Champions League, entre outros.

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Publicado

2023-06-30

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Estudos em Audiovisual e Multimédia

Como Citar

COVID-19: a produção multimídia dos clubes de futebol como recurso para os canais de televisão. (2023). Comunicação Pública, 18(34). https://doi.org/10.34629/cpublica.736