Consumo e auto-estima

Autores

  • Francisco Costa Pereira Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) - Instituto Politécnico de Lisboa
  • Clare D’Souza School of Business, Faculty of low and Management University of La Trobe
  • Sandra Miranda Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) - Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.9858

Palavras-chave:

self, auto-estima, consumo impulsivo, consumo excessivo, consumo de prestígio, possessões e materialismo

Resumo

Este trabalho insere-se no âmbito de um projecto de investigação internacional, tendo como principal finalidade estudar e analisar o impacto que os comportamentos de compra exercem na construção do self e se estes são passíveis de explicar algumas dimensões da auto-estima. Para o efeito, e tendo por base o instrumento desenvolvido por Quintanilla, Dittmar e Luna-Arocas (2000), foi levado a cabo um estudo empírico junto de 331 estudantes universitários, 229 em Portugal e 101 na Austrália. Os dados foram analisados em termos quantitativos e qualitativos, recorrendo-se às estatísticas descritivas e multivariadas. Para além disso, realizaram-se análises de conteúdo, procedendo-se a uma categorização prototípica e subsequente análise de semelhanças e lexicográfica. Considerando as discrepâncias do self nas suas mais diversas dimensões, podemos concluir que esta população possui alguns problemas de auto estima, nomeadamente nas suas dimensões físicas, emocionais e económicas, procurando encontrar em distintos e específicos comportamentos de compra uma possível solução para colmatar tais dissonâncias.

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Publicado

2005-06-30

Edição

Secção

Dossier Estudos do Consumidor (I)

Como Citar

Consumo e auto-estima. (2005). Comunicação Pública, 1(1), 135-157. https://doi.org/10.4000/cp.9858