Love brands juvenis

fortes relações de cumplicidade

Autores

  • Helena Figueiredo Pina Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.8517

Palavras-chave:

love brands juvenis, representações imagéticas

Resumo

Este artigo examina a importância que possuem hoje as marcas comerciais junto dos jovens. As suas marcas preferidas assumem para os indivíduos um forte poder simbólico e uma grande implicação. Mais do que mercadorias comerciais, elas são adoptadas ou rejeitadas pelo universo simbólico que transmitem aos seus públicos, suscitando sentimentos de amor ou ódio. As marcas adoptadas pelos jovens e que estes assumem como preferidas de entre todas as marcas existentes são verdadeiras Love Brands. Com elas estabelecem uma cumplicidade que se traduz em relações psicológica de grande investimento emocional. O segmento da Moda parece possuir entre este grupo um grande poder já que os jovens nele investem grande parte das suas preferências. A partir de um inquérito realizado a um conjunto de 219 jovens estudantes de uma instituição de ensino superior público, situada em Lisboa, analisámos as suas preferências e respectivos factores justificativos no que respeita a marcas comerciais. Acreditamos que explorar as representações imagéticas (relações psicológicas) que estes jovens detêm das suas marcas de eleição é desvendar parte dos seus mapas perceptuais.

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Publicado

2022-02-18

Edição

Secção

Nº3 - Artigos

Como Citar

Love brands juvenis: fortes relações de cumplicidade. (2022). Comunicação Pública, 2(3/4). https://doi.org/10.4000/cp.8517