Flash-Publico – para uma reflexão sobre a metamorfose do publico
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.286Palavras-chave:
públicos, Flash-público, públicos evanescentes, conversação, novos mediaResumo
O termo “flash”, já usado para descrever fenómenos como o “flash-mob”, parece susceptível de traduzir a condição actual de evanescência do público. Se, na concepção clássica, o “público” era um termo que conotava um agrupamento específico com um ritual de encontro e de conversação, hoje, esse conceito alterou-se radicalmente, passando a designar qualquer tipo de colectividade de pessoas não especialmente qualificadas. A reconstrução da esfera dos media num contexto que conjuga o exacerbamento da capitalização do sector da informação e da comunicação, a erosão de um sentido comum de identidade e a perda de uma cosmovisão que motive o sentido associativo dos indivíduos acentuam a tendência para a volatilidade e a efemeridade do público.
Downloads
Referências
Appadurai, Arjun, 2004, Dimensões Culturais da Globalização, Lisboa: Teorema.
Bauman, Zigmunt, 2005, Confiança e Medo na Cidade, Lisboa: Relógio d´Água.
Bauman, Zigmunt, 2001, Modernidade Líquida, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Bhabha, Homi K, 1995, The location of culture, Londres: Routledge. DOI : 10.4324/9780203820551 good / bad
Blumler Jay G.; Kavanagh, Dennis, 1999, “The Third Age of Political Communication: Influences and Features”, in Political Communication, 16:209–230. DOI : 10.1080/105846099198596 good / bad
Boltanski, Luc; Chiapello, Ève, 2007, The New Spirit of Capitalism. Londres: Verso.
Bourdieu, Pierre, 2001, Sobre a Televisão, Oeiras: Celta Editora.
Bourdieu, Pierre, 1979, La Distinction – Critique Social du Jugement, Paris : Minuit
Conde, Idalina, 1996, “Cenários de práticas culturais em Portugal (1979-1995)”, in Sociologia – Problemas e Práticas, nº 23: 117-188.
Dahlgren, Peter, 2000, “The Internet and the Democratization of Civic Culture”, in Political Communication, volume 17 nº 4, Publisher: Routledge: 335-340. DOI : 10.1080/10584600050178933 good / bad
Dayan, Daniel, 2000, “Television, Le Presque-Public”, in Réseaux, nº100, pp. 427-456, CNET/Hermès, http://europhd.net/html/_onda02/04/ss7/pdf/dayan1.pdf (acedido 29 Abril 2011). DOI : 10.3406/reso.2000.2232 good / bad
Debord, Guy, 1991 [1967], A Sociedade de Espectáculo, Lisboa: Edições moblis in mobile.
Dewey, John, 1991 [1927], The Public and its Problems, Athens: Swallow Press; Ohio University Press.
DiMaggio, Paul, 1987, “Classification in Art”, in American Sociologie Review, 52: 440-455. DOI : 10.2307/2095290 good / bad
Elias, Norbert, 1987, A Sociedade de Corte, Lisboa: Editorial Estampa.
Fleury, Laurent, 2006, Sociologie de la Culture et des Pratiques Culturelles, Paris: Amand Colin.
Freire, Susana, 2009, As Práticas de Recepção Cultural e os Públicos de Cinema Português http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/207/236 (acedido em 2 Junho 2011).
Garcia, José Luís, 2009, Estudos sobre os Jornalistas Portugueses – Metamorfoses e Encruzilhadas no Limiar do Século XXI – Lisboa: Imprensa de Ciência Sociais.
Giddens, Anthony, 2000, As Consequências da Modernidade, Oeiras: Celta.
Giner, Salvador, 2005, “Ciudadanía Pública y Sociedad Civil Republicana”, in Documentación Social – Revista de Estúdios Sociales y de Sociologia Aplicada, nº 139, Madrid: Cáritas Española: 13-34.
Goffman, Erving, 1993, A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias, Lisboa: Relógio d´Água.
Habermas, Jurgen, 1984 [1962], Mudança Estrutural da Esfera Pública, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
Habermas, Jurgen, 1978 [1962], L´Espace Public. Arquéologie de la Publicité comme Dimension Constitutive de la Société Bourgeoise. Paris: Aubier Montaigne.
Harvey, David, 1989, The Condition of Postmodernity, Oxford: Blackwell.
Jameson, Frederic, 1994, Postmodernism, or, the Cultural Logic of Late Capitalism, Durham : Duke University Press. DOI : 10.1215/9780822378419 good / bad
Koselleck, Reinhart, 1988, Critique and Crises : Enlightenment and the Pathogenesis of Modern Society, Cambridge, Mass: The MIT Press.
Le Bon, Gustave, 1995 [1895], La Psychologie des Foules. Paris: PUF & Quadrige.
Lessig, Lawrence, 2004, Free Culture - How Big Media Uses Technology and the Law to Lock Down Culture and Control Creativity, http://www.jus.uio.no/sisu/free_culture.lawrence_lessig/portrait.pdf (acedido em 4 de Janeiro de 2012).
Livingstone, Sonia, 2003, “The Changing Nature of Audiences: From the Mass Audience to the Interactive Media User”, in Valdivia, A. (Ed.) The Blackwell Companion to Media Research, Oxford, Blackwell: 337–359,
http://eprints.lse.ac.uk/417/1/Chapter_in_Valdivia_Blackwell_volume_2003.pdf (acedido em 2 Junho 2011).
Manovich, Lev, 2000, “A Vanguarda como Software – da “Nova Visão” aos Novos Media”, in Revista de Comunicação e Linguagens, nº28, Outubro: 421-439.
Marques, Viriato Soromenho, 1996, A Era da Cidadania – De Maquiavel a Jefferson, Europa-América.
McChesney, Robert; Wood, Ellen and Foster, John, 1998, Capitalism and the Information Age – the Political Economy of the Global Communication Revolution, Nova Iorque: Monthly Review Press.
Mead, George Herbert, 1967 [1934], Mind, Self and Society, Chicago: University Of Chicago Press. DOI : 10.7208/chicago/9780226112879.001.0001 good / bad
Pais, José Machado, Clara Carvalho e Neusa Mendes de Gusmão (orgs), 2008, O Visual e o Quotidiano, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Park, Robert E. 1972 [1904]. The Crowd and the Public and other Essays. Chicago e Londres: The University of Chicago Press.
Ramonet, Ignácio, 1999, Geopolítica do Caos, Petrópolis: Editora Vozes.
Sá, Alexandre Franco, 2003, “Media, Mass Media, Novos Media e a Crise da Cidadania”, in Mundo Online da Vida e Cidadania, Informação e Comunicação, volume III, Covilhã, Universidade da Beira Interior: 5-20.
Schiller, Dan, 1999, Digital Capitalism: Networking the Global Market System, Cambridge, Mass : The MIT Press.
Schudson, Micheal, 1978, Discovering the News. A Social History of American Newspapers, Nova Iorque: Basic Books.
Sennett, Richard, 1978, El Declive del Hombre Público, Barcelona: Ediciones Península.
Simmel, George, 1988 [1911], La tragédie de la Culture et Autres Essais, Paris : Rivages.
Simmel, George, 2004 [1903], Fidelidade e Gratidão e Outros Textos, Lisboa: Relógio d´ Água.
Tarde, Gabriel de, 1981 [1901], A Opinião e a Multidão, Lisboa : Publicações Europa-América.
Virilio, Paul, 1996, Cibermonde – La Politique du Pire, Paris: Textuel.
Warner, Michael, 2008, Públicos y Contrapúblicos, Barcelona: Servei de Publicacions de la Universitat Autónoma de Barcelona.
Wolton, Dominique, 1990, Eloge du Grand Public, Paris: Flammarion.
Wolton, Dominique, 1995, “As Contradições do Espaço Público Mediatizado”, in Revista de Comunicação e Linguagens, nº 21-22: 167-188.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2013 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.