Os novos territórios do podcast
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.251Resumo
Nos últimos anos tem-se registado um aumento significativo no consumo de podcasts, numa tendência que parece já não ser exclusivamente internacional. Em Portugal, durante o confinamento provocado pela pandemia da COVID-19, seguiu-se essa tendência. Dirigido tanto para as grandes audiências, como para pequenos nichos hiperespecializados, o podcast tem vindo a ser utilizado não apenas pelos meios de comunicação, mas também nas mais diferentes áreas: da política às relações públicas, do ensino à comunicação organizacional, da cultura ao desporto. Este número da Revista Comunicação Pública, sob o tema “Os novos territórios do Podcast”, tem por objetivo explorar esse carácter multifacetado e transversal do podcast.
Downloads
Referências
Berry, R. (2006). Will the iPod kill the radio star? Profiling podcasting as radio. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, 12, 143-162.
Bonini, T. (2015). The “second age” of podcasting: Reframing podcasting as a new digital mass medium. Quaderns Del CAC, 41(18), 21-30.
Bonini, T. & Gandini, A. (2019) “First week is editorial, second week is algorithmic”: Platform gatekeepers and the platformization of music curatio. Social Media+ Society, 5(4), 1-11.https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/2056305119880006
Cardoso, G., Paisana, M. & Pinto-Martinho, A. (2020). Reuters Digital News Report 2020, Portugal . Publicações OberCom.https://obercom.pt/wp-content/uploads/2020/06/DNR_PT_2020_19Jun.pdf
Cwynar, C. (2019). Self-service media: Public radio personalities, reality podcasting, and entrepreneurial culture. Popular Communication The International Journal of Media and Culture, 17(4), 317-332. DOI: 10.1080/15405702.2019.1634811
Gallego Pérez, J. I. (2010). Podcasting: distribución de contenidos sonoro y nuevas formas de negocio en la empresa radiofónica española [Tesis de doctorado no publicada]. Universidad Complutense de Madrid.
Herschmann, M. & Kischinhevsky, M. (2009). A "geração podcasting" e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista FAMECOS, 15(37), 101-106. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4806
Newman, N., Fletcher, R., Schulz, A. Andı, S. & Nielsen, R. K. (2020). Reuters Institute Digital News Report 2020. Reuters Institute for the Study of Journalism. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2020
Newman, N. (2021). Digital News Project. Journalism, Media, and Technology Trends and Predictions 2021. Reuters Institute. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2021-01/Newman_Predictions_2021_FINAL.pdf
Reis, A. I. (2018). O áudio invisível: uma análise ao podcast dos jornais portugueses. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 5(1), 209-225. https://doi.org/10.21814/rlec.301
Sullivan, J. L. (2019). The Platforms of Podcasting: Past and Present. Social Media + Society, 5(4), 1-12. DOI: 10.1177/2056305119880002
A report from The Infinite Dial 2021 by Edison Research and Triton Digital. (2021). The Infinite Dial. https://www.edisonresearch.com/the-infinite-dial-2021-2/
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.