Hume, Mick (2016). Direito a Ofender – A liberdade de expressão e o politicamente correcto. Tinta da China. (316 páginas). ISBN 978-989-671-321-8Ash, Timothy Garton (2017). Liberdade de Expressão – Dez princípios para um mundo interligado. Temas e Debates
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.1421Resumo
A liberdade de expressão está sob fogo. Isso é testemunhado pelos dois livros publicados recentemente e traduzidos de imediato para português. Mick Hume, um veterano marxista do jornalismo britânico, debruça-se sobre o politicamente correto, em particular nos domínios tanto do jornalismo, da comédia e da academia, como também - menos comum - do futebol. Antes de o fazer, Hume apresenta uma história da liberdade de expressão; útil lembrete do preço que se pagou por tão precioso bem. Ora, essa história polarizou-se à volta de dois pontos: a blasfémia e o segredo de Estado. No Ocidente, a primeira questão está internamente resolvida, e a segunda foi democraticamente regulada segundo o princípio da publicidade. O problema hoje decorre em grande parte das reivindicações identitárias - o crime de blasfémia, de vertical, passou a horizontal; o processo de individualização exacerbada tornou cada pessoa um Deus para si própria, e agora reclama o respeito que lhe é putativamente devido (cf. Hume, p. 61). Mas os deuses são ciumentos, e numa esfera pública assim constituída toda e qualquer palavra é, ou pode ser, ofensiva. A ‘horizontalização’ do problema dá-lhe um ar de respeitabilidade laica, ao reduzir a questão à delimitação da esfera individual, onde se trata de compatibilizar as diferentes liberdades individuais, entendidas agora como direito a não ser ofendido (cf. Hume, p. 105). Os efeitos, contudo, são os mesmos, e é para os alcançar que se recorre a esta estratégia de “lobo no redil”, como a designa Guy Haarscher1.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.